Prefeitura de Socorro realiza mais 1.100 exames durante o Outubro Rosa

03/11/2014 às
As mamografias foram realizadas na unidade móvel

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por intermédio da Secretaria de Saúde finalizou nesta sexta-feira, 31, o Outubro Rosa em suas unidades de assistência. O encerramento da campanha aconteceu na Clínica de Saúde da Família Maria Helena Barbosa de Melo, no conjunto Marcos Freire I, com a realização de 120 mamografias para as mulheres que apresentaram alterações clínicas durante os exames preventivos realizados este mês.

 

Seguindo a orientação do secretário de Saúde, Saulo Eloy Filho, de atender o maior número possível de mulheres socorrenses, durante a Campanha do Outubro Rosa, equipes multidisciplinares reforçaram os atendimentos nas principais unidades com palestras educativas, exames da pressão arterial, de glicemia, preventivos dos cânceres de boca, de mama e do colo do útero, e teste rápido de HIV.

 

“As mulheres de Nossa Senhora Socorro atenderam ao nosso chamamento. Os números do nosso levantamento inicial demonstram isso. Até o momento, contabilizamos 1.100 exames dos quais 415 foram de lâmina, 365 clínicos da mama e 200 para diagnóstico do câncer bucal; e as 120 mamografias que realizamos nesta sexta-feira. Também fizemos 245 testes rápidos de HIV e Sífilis, 400 procedimentos como verificação de pressão arterial e glicemia, e cerca 160 atendimentos médicos exclusivos para as mulheres”, destacou Saulo.

 

A participação das socorrenses também é comemorada pela coordenadora da Atenção Básica da SMS, Sheila Cristina. “O êxito do Outubro Rosa em Socorro só foi possível devido ao apoio do prefeito Fábio Henrique e o empenho de todos que fazem a Secretaria de Saúde, desde o secretário Saulo Eloy aos funcionários das unidades de saúde”.

 

A dona de casa Clara Angélica Brito Santos, 49, moradora do Loteamento Novo Horizonte, no complexo Taiçoca, foi até a Clínica de Saúde da Família no Marcos Freire realizar a mamografia. “Achei ótima a realização desse exame aqui, pois nos livra da marcação pela internet. Por fazer o tratamento de um nódulo na mama, tenho que fazer esse exame sempre, aproveitei o Outubro Rosa e fiz”, enfatizou Clara.