Prefeitura e Ministério Público promovem entendimento entre líderes dos Lambe Sujos
03/10/2014 às
Foto ilustrativa/ Márcio Garcez
Na manhã desta quinta, 02, o secretário municipal da Cultura, Evanilson Calazans, promoveu reunião com os líderes dos grupos folclóricos Lambe Sujos e Caboclinhos, visando equacionar problemas internos no comando dos respectivos grupos. Participaram também da reunião o secretário Paulo Leite (Planejamento), o diretor Reginaldo Santos (Departamento de Comunicação), o Jornalista Afonso Salustino (Folha do Salu), além de Jackson Souza, Antônio Carlos e Helena Gonçalves; técnicos da Secretaria de Cultura.
Durante o encontro, que foi realizado na sede da Secretaria, Evanilson Calazans expressou aos líderes dos grupos o posicionamento do Governo Municipal, em relação ao problema existente entre os líderes, aconselhando-os a buscarem o entendimento, ressaltando que a manutenção das nossas tradições folclóricas está acima dos interesses pessoais. “Acredito no compromisso dos líderes com o desenvolvimento da festa folclórica, mas informo que se não houver o entendimento, a Prefeitura suspenderá todo apoio para o evento, embora acredite grandemente que o acordo será concretizado pelos senhores que gostam tanto do evento!” Destacou Evanilson.
A palavra do secretário foi bem recebida e assimilada pelos líderes presentes, que declararam total acordo com a fala do gestor municipal. Ainda durante a reunião, o secretário Paulo Leite elencou pontos históricos do folguedo, atentando para a grande importância da manutenção da unidade dos dois grupos folclóricos (Lambe Sujos e Caboclinhos).
Após a reunião realizada pela secretaria de Cultura, os líderes dos dois grupos folclóricos participaram também de um encontro com o promotor Walter Nunes, representante do Ministério Público local, que tratou do mesmo tema, já abordado pela Secretaria da Cultura.
O promotor também orientou os brincantes folcloristas preservarem a união entre os dos grupos, priorizando o interesse da realização da festa. Justificando sua preocupação com as consequências negativas da questão, o representante do ministério público local ouviu os líderes e destacou a grande importância que tem a unidade de todos os líderes e brincantes, para e realização e o sucesso da tradicional festa folclórica.
O ponto central do imbrólio foi o desentendimento entre o Mestre Zé Rolinha e o Sr. Ruston Zuzarte, como consequência do problema ocorrido entre ambos, Zé Rolinha queria o afastamento de Ruston Zuzarte dos Lambe Sujos, mas os demais componentes não estavam de acordo. Com a interferência dos Secretários Evanilson Calazans e Paulo Leite, assim como do promotor Walter Nunes a questão foi solucionada, acontecendo o entendimento entre todos, proporcionando a permanência do líder Ruston Zuzarte no grupo e promovendo a paz entre os brincantes.
