Prefeitura realiza Festa dos Lambe-sujos e Caboclinhos com absoluto sucesso
13/10/2014 às

Foto: Evaldo Moura
Com todo apoio e coordenação da Prefeitura de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal da Cultura, os líderes dos grupos folclóricos Lambe-Sujos e Caboclinhos realizaram, neste domingo, 12, com absoluto sucesso, mais uma edição da tradicional festa folclórica.
O evento foi iniciado na madrugada, por volta das 4h30 com a realização da tradicional alvorada, marcada pela queima de fogos de artifícios e o encontro de participantes negros na barraca localizada no Largo do Quaresma. De lá, eles saíram em passeata pelas ruas do centro da cidade, arrastando uma multidão de pessoas, acordando os moradores e contagiando a comunidade com o ritmo da festa.
Os cortejos dos lambe-sujos (de calções e gorros vermelhos, usando foices de madeira, além de corpos pintados de preto) e dos caboclinhos (com os corpos pintados de vermelho, usando cocares e saias de penas, pulseiras e colares), prosseguiram no meio da manhã pelas ruas de Laranjeiras até a Igreja Matriz, onde aconteceu a bênção dos dois grupos.
A brincadeira de sair às ruas sujando moradores e visitantes de carvão ou tinta preta misturada com cabaú é realizada há várias décadas, ao ritmo do maracatu. O evento representa a luta entre os lambe-sujos (negros dos quilombos) contra os caboclinhos (índios).
Coordenadores do evento avaliam esta edição da festa, como uma das melhores, levando em consideração o público, a segurança e a organização. Durante o desenvolvimento do evento, não foi registrado nenhum incidente de violência.
A festa é considerada uma das maiores manifestações de teatro espontâneo ao ar livre do mundo. Festa do Lambe-Sujo x Caboclinhos, conta a história dos escravos africanos e como suas fugas e artifícios confundiam os capitães do mato. O próprio termo "Lambe-Sujo" vem da camuflagem que os escravos aplicavam sobre o corpo para facilitar sua fuga. A luta entre estes e os índios, devido à instalação dos quilombos em territórios dos "caboclinhos”.
O prefeito José de Araújo Leite Neto (Juca de Bala) frisou que as festas populares são prioridade da atual gestão, por este motivo a prefeitura não mede esforços para garantir o sucesso da batalha entre Lambe-sujos e Caboclinhos. "É muito bonito de se ver as manifestações populares, ainda mais nesta cidade que possui uma riqueza cultural diversificada. Por isso, a prefeitura não mede esforços para disponibilizar toda estrutura necessária, garantindo o sucesso dessa festa tão importante e tradicional de Laranjeiras. Nesta data, a cidade fica lotada de sergipanos e turistas, que vem conferir de perto uma das maiores encenações teatrais de rua", declarou o prefeito.
O secretário Evanilson Calazans demonstrou grande satisfação com o resultado de todo trabalho desenvolvido pela prefeitura desde o início deste mês. “A tradição foi mantida e conseguimos realizar uma das melhores edições do evento, valeu todo trabalho realizado no processo de preparação do evento, a comunidade de Laranjeiras está parabéns com o sucesso da festa”, frisou o secretário.
A programação foi encerrada às 17h, com a realização do tradicional combate entre os Lambe-sujos e os Caboclinhos no Largo do Quaresma, sendo acompanhado por grande público
As secretarias municipais de Transportes, Infraestrutura, Saúde, Segurança e dos Departamentos de Limpeza e Comunicação também colaboraram com a realização da festa. Agentes do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Polícia Militar e da Guarda Municipal trabalharam para manter a segurança durante a realização da festa.
