Presidente do CONIVALES destaca benefícios do consórcio em entrevista

06/01/2018 às
O prefeito de Amparo de São Francisco e presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco (Conivales) , Franklin Freire, foi entrevistado ontem, 5, na CBN Aracaju, especificamente para falar do consórcio, destacando a finalidade.  
 
 
Franklin Freire ressaltou o compromisso do Conivales com os municípios sergipanos, tendo em vista que a finalidade principal é, de fato, trabalhar com peculiaridades que auxiliam os gestores em suas administrações, uma espécie de flexibilidade perante ao gerenciamento público. De acordo com ele, a entidade nasceu da necessidade de unir os municípios para possíveis soluções comuns.
 
 
"Para dar andamento ao consórcio, buscamos um conhecimento maior, que encontramos no Consórcio intermunicipal do Sul de Alagoas – CONISUL, com o apoio de Marcius Beltrão (presidente e prefeito de Penedo), conhecedor e experiente nesse modelo de gestão", contou. 
 
 
Partindo desse apoio, o presidente montou uma equipe para trabalhar, inicialmente, com quatro municípios. Ainda de acordo com Franklin, o Tribunal de Contas do Estado – TCE-SE, na pessoa de Clóvis Barbosa, acatou a ideia assim que apresentada ao órgão, o que, diante disso, gerou a oportunidade de mostrar o trabalho através do Tribunal Itinerante, realizando diversas palestras nos municípios.  
 
 
Em um ano de trabalho, o Conivales inicia a consolidação da primeira licitação com 19 cidades, tendo em vista que 21 municípios pretendem adentrar. A intenção do consórcio é celebrar contrato de gestão nos termos e limites da Legislação Estadual, licitar serviços de obras públicas- visando a implementação de políticas de interesse comum dos entes consorciados, dispor de maiores valores nos limites de licitação, firmar convênios, receber auxilio, contribuição ou subvenção, além de proporcionar flexibilidade no poder de compra, na remuneração de pessoal e de pagamento de incentivo.  
 
 
Os pontos acima listados são uns dos compromissos que o Consórcio Intermunicipal do Vale do São Francisco-Conivales tem com os municípios consorciados. Diante deste compromisso, Franklin ressalta que, quando aliados, ou seja, unidos, "os municípios têm a chance de executar tais serviços de maneira mais acessível, principalmente no sentido de recurso, pois potencializa o poder de compra, por exemplo. A unificação padroniza o preço para todas a cidades que participam", concluiu Franklin Freire.