Primeira edição do ‘Sergipe é aqui’ em 2026 acontecerá em Pacatuba, nesta sexta-feira, 9

05/01/2026 às 16:47:45
Foto: Ascom Casa Civil

Conhecida regionalmente pelas paisagens naturais com praias desertas e o Pantanal sergipano, o município de Pacatuba, no baixo São Francisco, será sede da primeira edição do ‘Sergipe é aqui’ em 2026. Com população de mais de 12 mil cidadãos, a cidade será beneficiada com um leque de mais de 160 serviços ofertados por diversas secretarias e órgãos parceiros do Governo do Estado, concentrados no entorno do Centro de Excelência Doutor Leandro Maciel. 

Dentre os atendimentos disponibilizados estão as consultas e exames na área da saúde; emissão de documentos como CIN, CPF e CNH; atendimentos para proteção ao consumidor (Procon); negociação de dívidas com a Deso, Iguá e a Energisa; confecção das carteirinhas do ID Jovem; estandes de economia solidária com vendas de produtos locais; orientações jurídicas na Defensoria Pública; castração de animais domésticos, entre outros, disponíveis para a população a partir das 8h da sexta-feira, 9, com senhas distribuídas a partir das 6h30. 

Segundo o governador Fábio Mitidieri, o programa busca fortalecer ainda mais a conexão e aproximação do Governo com os sergipanos. “Em cada edição do ‘Sergipe é aqui’ levamos diversos serviços e investimentos para as populações dos municípios sergipanos. É um trabalho que nasceu para levar cidadania, garantir direitos e mostrar que o Governo está presente em todo o estado”, enfatizou. 

Para a prefeita de Pacatuba, Iara Martins, o ‘Sergipe é aqui’ é o reflexo de um governo de obras e presença. “Nos últimos anos temos visto a diferença no desenvolvimento que Pacatuba vem apresentando e com o programa sabemos que além dos investimentos e serviços que serão ofertados à nossa população teremos também a visibilidade das nossas belezas naturais, que são tão importantes para nós”, disse. 

‘Sergipe é aqui’ em números

Em 2025,  foram realizados 120.646 atendimentos nas 26 edições do ‘Sergipe é aqui’. Como exemplo, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), cerca de 1.020 idosos e pessoas com deficiência puderam emitir o Passe Livre Intermunicipal, benefício que dá gratuidade no transporte público. Na Defensoria Pública, mais de 3.300 ofícios como Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito foram emitidos; além de 8.354 RGs pelo Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG), e de 2.449 Carteiras de Identidade Nacional Inclusivas, ofertadas Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Ainda na Seasic, mais de 620 pessoas puderam cadastrar, atualizar ou receber orientações sobre o CadÚnico. 

Já para os jovens, a Superintendência Especial da Juventude (SuperJuv), que é ligada à Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), disponibilizou 1.285 documentos de IDJovem, possibilitando acesso à diversos benefícios com meia-entrada e no Detran mais de 250 Carteiras de Habilitação foram renovadas.  

Na parte da saúde, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) realizou cerca de 41.600 exames para diagnóstico de doenças como Sífilis, Dengue, Zika, Chikungunya, Doença de Chagas, entre outros. No Espaço Mulher, coordenado pelas prefeituras municipais em parceria com o Instituto Embelleze, 3.282 mulheres puderam se cuidar com ainda mais atenção. Por fim, nas unidades móveis disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 5.366 mulheres e 4.526 homens realizaram exames preventivos como a ultrassom das mamas, ultrassom transvaginal, além de consultas com urologistas.

 

Fonte: Governo de Sergipe