Professores de São Cristóvão iniciam capacitações do PNAIC

18/08/2015 às
Foto: JR Ramalho

Foi iniciado nesta segunda-feira, 17, na Escola Municipal Araceles Rodrigues Correia, o terceiro ciclo de capacitações promovido numa parceria da Prefeitura de São Cristóvão e o Governo Federal, através do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), entre os professores da rede municipal de ensino. Este é o primeiro seminário do ano e as turmas seguem com aulas de atualização, realizadas uma segunda-feira por mês até janeiro, quando completarão às 120 horas de capacitação exigidas.

Este ano 84 professores, do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, se inscreveram nas turmas de atualização que em 2015 trabalharão temáticas ligadas à língua portuguesa, matemática, ciência naturais e artes. “Esse ano até mesmo professores do 4º e 5º ano também se interessaram em participar como cursistas, pois entenderam o quanto esse curso é rico e diversificado. Através dele podemos levar até esses estudantes mais qualidade de aprendizagem. Hoje o professor sabe que não pode apenas estar em sala de aula, é preciso integração para que eles sejam referências desses alunos na vida”, afirma a coordenadora regional do PNAIC, Andressa Costa.

 
Apesar de ter um cronograma e modelo nacional montado para atender todos os municípios do país, algumas adequações de realidade regional precisam ser realizadas para que o município consiga alfabetizar todas as crianças até o final do primeiro ciclo, concluído ao final do 3º ano da educação básica. “Esse é o compromisso dos municípios através do Pacto Nacional da Educação (PNE). E através dessas adequações é que estamos conseguindo resultados ótimos dentro e fora das salas de aula, prova disso são os oito projetos de professores do município avaliados e premiados pelo Ministério da Educação (MEC). Em Janeiro teremos um Seminário Nacional com todos os municípios e apresentaremos para todos os estados do Brasil”, comemora Andressa.

 
Os reflexos dessa fórmula de sucesso já podem ser vistos dentro das salas de aula. A professora Isaurina de Jesus, que há 30 anos trabalha com a educação de crianças, garante que o programa só trouxe melhorias ao ensino do município. “Esse é um curso muito importante, pois ele, além de enriquecer bastante o meu currículo, me ajudou a trabalhar melhor com meus os alunos. Aprendo novas técnicas para montar uma frequência e sequência didática aprimorada, onde conseguimos melhorar a aprendizagem das nossas crianças. Com isso os meus alunos ganharam muito e eu também, pois para um professor isso é muito gratificante”.

 
Trabalhando a 11 anos na rede municipal de ensino a professora Ana Lúcia Silva, afirma que as qualificações do PNAIC vieram para dar um suporte pedagógico muito importante ao ensino básico. “Depois que saímos da universidade acabamos nos afastando das grandes discussões pedagógicas e esse curso nos deu uma excelente base de atualização. Uma das principais mudanças que eu tive foi a inserção da interdisciplinaridade entre as disciplinas, que tem me ajudado muito na alfabetização das crianças”, comenta. O curso segue sendo realizado, um segunda-feira no mês, até o próximo mês de janeiro.