Professores encerram atividades com 2º seminário do Pnaic em Japaratuba

16/12/2014 às
Foto: Diego Sansi - Secom/PMJ

Para marcar o encerramento de mais um ano de formação continuada, os professores que lecionam nas séries de alfabetização de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, participaram na manhã da última sexta-feira (12), do 2º Seminário do Pnaic – Plano de Alfabetização na Idade Certa. O evento foi organizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, e ocorreu no Barracão Cultural.

 

Iniciado às 9h, o encontro contou com a presença do secretário de Comunicação, Saulo Britto, representando o prefeito da cidade, Hélio Sobral Leite, e do secretário de Educação, Ronaldo Santos. Também estiveram presentes o coordenador regional do Pnaic, Marcos Túlio, o vereador, Carlinhos de Gerusa, além de educadores, diretores, coordenadores e alunos.

 

O seminário ofertou vasta programação, com palestra sobre o funcionamento do Sispacto, apresentações culturais e de trabalhos coletivos. Sua principal finalidade foi propiciar ampla reflexão sobre os resultados obtidos, após adesão ao pacto, por meio de mostra dos trabalhos desenvolvidos nas unidades de ensino, com crianças que tenham até oito anos de idade.

 

Durante a abertura do evento, o secretário de Comunicação, Saulo Britto, em nome do prefeito, parabenizou os professores pelo trabalho desenvolvido em sala de aula, durante o ano letivo. “Vocês, educadores, são os maiores responsáveis pelos excelentes resultados que estão sendo obtidos nas séries de alfabetização. Pude obervar em casa estande, a delicadeza e a sensibilidade de cada um de vocês para ensinar os pequenos a ler e escrever. Em nome do prefeito Hélio Sobral parabenizo a todos vocês e aos diretores que se somam nesse trabalho”, cumprimentou Saulo.

 

Pnaic -O Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estaduais e municipais, que visa assegurar a todas as crianças com idade até oito anos, a alfabetização. As ações são um conjunto integrado de medidas, materiais e referências curriculares, disponibilizadas pelo MEC, com vistas a contribuir para a fase de letramento, tendo como principal eixo a formação continuada do professor alfabetizador.

 

Para o secretário de Educação de Japaratuba, Ronaldo Santos, o Pnaic é uma ferramenta eficaz, a qual tem proporcionado grandes mudanças no educacional do país. “Muitas crianças que não recebiam ensino adequado, chegavam às séries subsequentes, como a 4ª e 5ª, com grandes dificuldades. As fases da alfabetização e letramento são primordiais para os alunos, mas não basta repassar conteúdo. Os professores precisam estar adaptados para mudanças, para adquirir métodos de ensino eficazes e é justamente isso que o plano propõe”, enfatizou.

 

Troca -Uma das professoras da rede municipal de Japaratuba que participa das capacitações de formação continuada é a educadora Fernanda Vieira. Ela conta que os encontros ocorrem, em média, uma vez por semana, e neles, os professores trocam informações, práticas que já deram certo em sala de aula. “Durante as capacitações trocamos ideias para que os demais colegas possam observar os recursos utilizados e os absorvam para que suas práticas sejam melhores formuladas”, explanou, continuando.

 

“O seminário é um exemplo dessa troca de ideias, onde podemos apresentar o que foi proposto em sala, com os alunos. No meu caso, trabalhamos o sistema monetário. Os estudantes fizeram pesquisa de preço em lojas, trocaram moedas, etiquetaram os produtos, compraram, venderam, fazendo com que duas operações matemáticas fossem atribuídas às atividades, sendo elas adição e subtração. Além disso, para mim, o que houve de mais importante foi a vivência fora dos livros. E essa construção e conhecimento, para mim, não tem valor”, salientou a educadora.