Profissionais da saúde participam de capacitação contra a Tuberculose em São Cristóvão

04/03/2016 às
Foto: Maxwell Corrêa
Mais de 80 médicos, enfermeiros, psicólogos e demais profissionais integrantes rede municipal de Saúde da cidade de São Cristóvão finalizaram na última quinta-feira, 03, a capacitação ofertada através do convênio firmado e entre a Gestão Municipal e a Secretaria Estadual de Saúde (SES). O curso, ministrado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), ofereceu aos trabalhadores uma capacitação completa para manejo da Tuberculose com objetivo de ampliar os conhecimentos desses profissionais para prevenção, detecção e tratamento da doença.
 
De acordo com a diretora municipal de saúde, Larissa Bezerra, o curso foi um verdadeiro sucesso e irá ajudar os trabalhadores a oferecerem um diagnóstico mais rápido e preciso da doença. “Ainda hoje muitas pessoas, especialmente aquelas que vivem mais afastadas dos centros urbanos, continuam sendo afetadas por ela. É preciso que consigamos identificar o seu surgimento de maneira ágil, pois dessa forma evitamos as complicações decorrentes dela e que podem levar o paciente a óbito. Quero agradecer a todos os participantes, pois só obtivemos exito em nossa ação graças ao comprometimento de todos”, afirma.
 
Nesta primeira fase foram capacitados todos os integrantes da rede de Saúde do município e os trabalhadores do Hospital Senhor dos Passos, com nível superior. Mas o curso não ficará limitado a esses profissionais, pois na próxima segunda-feira, 07, e terça-feira, 08, será a vez dos 160 Agentes de Saúde do município participarem do treinamento. “E para não atrapalhar as visitas que esses trabalhadores precisam realizar diariamente à casa dos cidadãos atuaremos em na segunda nos turnos da manhã e da tarde, recebendo em cada turno os profissionais que trabalham no horário contrário, e na terça apenas pela manhã, finalizando a capacitação”, complementa Larissa.