Programa de Combate a Cegueira é sucesso em São Cristóvão
A Prefeitura de São Cristóvão nos dias 13 e 14 de novembro, através da Secretaria de Saúde e em parceria com o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE ), realizou na sede do Instituto Deus é Tudo, na sede de São Cristóvão, o Programa de Combate a Cegueira.
Os dois dias fizeram parte do Programa de Combate ao Glaucoma. Este Programa já é realizado em vários municípios do estado, mas São Cristóvão até então não tinha sido contemplado. Somente agora, na gestão da prefeita Rivanda Batalha, a população pode ser beneficiada. O glaucoma é uma doença assintomática que causa perda de visão, chegando a cegueira irreversível e não tem cura mas, tem tratamento.
A dona de casa Maria Angélica Silva dos Santos, residente no Povoado Arame 2, chegou cedo para realizar os exames e aprovou a ação.“ Programas como este que nos ajudam a detectar uma doença tão grave como essa, deve sempre existir sempre. Eu mesmo, nunca fiz esse exame, não sabia nem que existia.”
O Programa de Combate a Cegueira tem como público alvo pessoas com idade acima de 40 anos, hipertensos, diabéticos, além dos que possuem histórico familiar de Glaucomatosos na família e que possuem 10% de chance de desenvolver a doença.
Segundo o secretário de saúde do Município, Fernando Rodrigues, todas as etapas para detecção da doença foram seguidas. “Foi medida a pressão do olho, feito o cadastro, dilatação da pupila, aquidade visual, verificação ocular com oftalmos, enfim todo processo para detectar o paciente com glaucoma. Se detectada a doença, o glaucomatoso já saiu medicado e com a data de retorno marcada.” relatou o secretário.
Foram atendidos 714 pacientes e dentro desse total foi detectado 227 glaucomatosos, índice alto, segundo a gerente do Programa de Combate ao Glaucoma do IOSE, Maria Betania de Oliveira. “ O índice é alto em São Cristóvão, por isso já estamos junto com a secretaria de Saúde do município, marcando um novo retorno da nossa equipe no mês de Dezembro.”
Para a prefeita Rivanda Batalha, o objetivo é através do Programa fazer um diagnostico da situação dos casos de glaucoma no município. “ Essa é a primeira edição do Programa de Combate a Cegueira no nosso município e através dele já foi possível diagnosticar centenas de pessoas e conter o crescimento do glaucoma. Infelizmente muitas pessoas nunca tiveram acesso aos exames que estão sendo feitos hoje, mas que a partir de agora, já com a segunda edição para o mês de dezembro, um maior número de pessoas passam a ter acesso” destacou a prefeita.













