Programa de isenção de água beneficia famílias carmopolitanas
Em 2009, logo quando assumiu a sua primeira gestão, a prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz, enviou a câmara de vereadores um projeto social pioneiro no estado e quem sabe até no país: a isenção do pagamento da taxa de água fornecida pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
Desde então, muitas famílias carentes do município são beneficiadas pelo projeto. É o caso da família de dona Calcineide Conceição, moradora do município há 23 anos. Desempregada, ela reconhece a importância do projeto.
“Estou sem emprego e esse projeto me ajuda bastante, pois com o dinheiro que eu pagaria a água, compro um medicamento, um material escolar e muitas outras coisas para minha casa”, revelou Calcineide.
A senhora Denise Ramos também é uma beneficiária do programa. Para ela, a isenção do pagamento da água representa um maravilhoso benefício que possibilita investir o dinheiro em outros itens essenciais.
O Saae é o órgão responsável pelo fornecimento de água no município de Carmópolis. O diretor da instituição, Marcos Valério, explica que o projeto contempla as famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e cujo o imóvel esteja sendo utilizado pelo proprietário e somente para fins residenciais.
Ainda segundo o diretor, as famílias têm direito a um consumo mensal de 30 metros cúbicos de água, considerado o suficiente para atender de forma satisfatória o perfil das famílias carmopolitanas.
“Atualmente milhares de famílias são beneficiadas com a isenção da água. O cadastro e o acompanhamento das famílias para comprovação dos dados fornecidos são realizados por uma assistente social, comprovando a seriedade do programa”, disse Marcos Valério.
