Programa Mulher Saudável é implantado em Riachuelo

Hoje, no Dia de Mobilização da Mulher, a prefeitura está disponibilizando consultas, medicamentos e exames e de prevenção ao câncer de mama e colo de útero
Mais prevenção e atenção à Saúde da Mulher. A prefeitura de Riachuelo, através da secretaria municipal de Saúde está realizando hoje, (19), o Dia de Mobilização da Mulher, com a realização de consultas médicas, exames de prevenção de câncer colo de útero e de mama e distribuição de medicamentos necessários para o tratamento. Uma estrutura confortável foi montada no ginásio de esportes Mestre Etelvino, para atender cerca de 300 pessoas.
Neste dia também foram oferecidos serviços de vacinação contra HPV, testes rápidos de HIV e Sífilis e palestras educativas sobre DST/AIDS e outros temas ligados à saúde da mulher. "Hoje a prefeitura de Riachuelo está disponibilizando à população serviços importantes e neste dia especial, a mulher faz os exames citopatológicos (Papanicolau), passa pela consulta médica e em seguida, recebe os medicamentos referentes ao tratamento, caso seja necessário", disse o secretário municipal de Saúde, Manuel Ribeiro.
Para este dia de mobilização da mulher, foram montados no ginásio de esportes Mestre Etelvino cinco consultórios, posto de vacinação e espaço de prevenção, sala para testes rápidos e acolhimento, farmácia e laboratório de análises clínicas. Para melhor atender o público, a prefeitura também disponibilizou lanche e almoço para os usuários.
"Hoje, dedicamos um dia especial à saúde da mulher, com serviços de prevenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis, câncer de mama e colo de útero. Hoje, as mulheres de Riachuelo tem acesso aos serviços de saúde. Como também, a estrutura permite que as pacientes tenham conforto e agilidade nos procedimentos realizados. Isso é mais qualidade de vida e cuidado com a população", afirmou a prefeita.
Dona Maria Givalda Alves de Oliveira é uma das beneficiárias e aprovou a iniciativa da prefeitura. "É muito importante essa ação que a prefeitura está fazendo hoje, porque a gente faz o exame, passa pelo médico e se precisar, recebe logo o remédio. Além disso, fazemos tudo em um lugar só, sem sair da cidade. Facilitou muito a nossa vida", ressaltou a moradora.
A jovem Lauane Adrielle, com 19 anos também foi atendida, através das ações do programa Mulher Saudável. "Mesmo jovem, já me preocupo com a saúde e hoje vir aqui para fazer os exames necessários. Os jovens muitas vezes não tem coragem de ir ao posto de saúde para realizar os exames e hoje, todos se incentivam e umas encorajam as outras", destacou a jovem.
