PROJETO APROVADO
O Projeto de Lei nº 2124/2011, de autoria do deputado federal Valadares Filho (PSB-SE), foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, da Câmara Federal. O objetivo do projeto é incluir o compromisso de contratação de ao menos 30% dos trabalhadores com idade entre dezoito e vinte e nove anos de idade, estabelecendo o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), a exemplo da Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Jogos Paraolímpicos.
“Preocupa-nos, especialmente, o alto desemprego que atinge a juventude. E vislumbramos na realização desse evento uma oportunidade de incluí-los de maneira efetiva. Por isso, este projeto tem como objetivo determinar que ao menos 30% dos empregos gerados com as contratações sejam ocupados por esses jovens”, afirma Valadares.
Para o parlamentar, eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 representam uma ótima oportunidade para a inserção desses jovens no mercado de trabalho. “Sabemos que a redução do desemprego entre os jovens depende de muitas iniciativas e que esta contribuição é apenas uma parte. Mas entendemos que num contexto tão especial como esse dos grandes eventos esportivos é fundamental criar mecanismos para a inclusão dos jovens nos empregos que serão gerados”.
ECOJAN PROMOVE CURSOS
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan), divulga os cursos marcados para o mês de agosto. Serão duas capacitações destinadas a servidores municipais e com mediação de servidores do TCE. Nos dias 17 e 18, os servidores municipais vão receber capacitação para captação de recursos para projetos municipais, ministrada pelo servidor do TCE, Fernando Marcelino. Acontecerá na Ecojan, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O curso “Controle Social do Fundeb” terá como facilitador o servidor do TCE Jorge Luiz da Cunha e acontece no dia 18, das 8h às 13h. Será destinado aos seguintes municípios: Rosário do Catete, Santa Rosa de lima, Divina Pastora, Carmópolis, Santo Amaro, General Maynard, Maruim, Capela, Siriri e Muribeca. Acontecerá no Cine Teatro Abílio Curvello de Mendonça, em Rosário do Catete.
E-TEC DO SENAR I
O e-Tec do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar Sergipe - iniciou ontem, dia 15, o segundo semestre nos pólos de Carira e Arauá. Ao todo, 51 alunos estarão dando continuidade de forma gratuita ao curso de nível Médio em Agronegócio, que tem duração de 2 anos. A grande vantagem para quem segue o caminho do curso técnico é chegar mais cedo ao mercado de trabalho. No caso do curso técnico em Agronegócio entra num mercado que não para de crescer e que, atualmente, é o carro-chefe da economia brasileira.
E-TEC DO SENAR II
Os instrutores do e-Tec já estão preparados para recepcionar as turmas. Após passar por treinamento antigos e novos instrutores tiveram reunião com a direção do Senar Sergipe. Receberam informações sobre o calendário letivo, material didático e as diretrizes do curso.











