Projeto aproxima a gestão das comunidades em Malhador

13/05/2016 às

Aproximar a administração municipal das comunidades rurais, levando até elas diversos serviços oferecidos na sede da cidade. É com essa finalidade que a Prefeitura de Malhador, localizada no Agreste Central, está desenvolvendo o projeto “Prefeitura Mais Perto do Povo”. Iniciada ainda em 2015, a ação beneficiou mais um povoado na última semana, o Saco Torto, com a oferta de uma programação que envolveu, além do gabinete da prefeita Elayne de Dedé, demais secretarias.

 

Cadastro e recadastramento do Bolsa Família, confecção da Carteira do Idoso, assessoria jurídica, através de atendimento com o advogado e agendamento do trator da Agricultura, foram alguns serviços oferecidos no povoado, entre os dias 10 a 12. Além destes, também foram ofertados, por meio da Secretaria de Assistência Social, orientações para os casos de violências domésticas, contra os idosos, abuso sexual, além de atendimento com o Conselho Tutelar.

 

Os moradores tiveram acesso, ainda, a cabeleireiro e maquiador. “Conseguimos uma parceria com o SENAC e através dela garantimos esses serviços para os moradores como uma forma de presenteá-los. Os profissionais estão nos acompanhando em todas as edições e tem sido muito prazeroso para a nossa administração cuidar um pouco mais dos malhadorenses. Eles merecem essa atenção”, enfatizou a prefeita Elayne de Dedé, que tem acompanhado de perto todo o projeto.

 

Reunião- Na noite da última quinta-feira (12), para finalizar programação, houve um encontro com toda população local, onde se discutiu ações de melhorias que possam garantir mais qualidade de vida aos moradores. E enquanto os pais participaram deste momento, numa ação inovadora, as crianças usufruíram dos brinquedos que foram montados próximos ao espaço.  A reunião foi conduzida pela prefeita Elayne. Na ocasião, ela ouviu atentamente as solicitações mostrando que a ideia do “Prefeitura Mais Perto de Povo” é colocar em prática o modelo de gestão compartilhada.

 

“Quero agradecer a cada um de vocês aqui presente porque esse contato direto da administração com a comunidade é a melhor forma para se descobrir como está o andamento da administração. Às vezes pensamos em realizar determinada ação achando que ela é o melhor para o povoado quando, na verdade, são vocês que devem nos direcionar. Ao assumirmos uma administração, assumimos o compromisso com um município por inteiro. No meu caso, com 12 mil pessoas”, destacou a gestora, continuando.

 

“E assim como vocês administram seus salários, separando o orçamento de acordo com  as necessidades da casa, acontece com a prefeitura. É necessário compartilhar o orçamento beneficiando não apenas uma localidade, mas todas. E é exatamente isso que buscamos fazer nestes 3 anos e 4 meses de gestão. Para que possamos trazer ainda mais, precisamos ouvi-los e ser direcionados por vocês, que vivem o dia-a-dia desta comunidade”, assegurou Elayne.

 

Continuidade - Assim como no povoado Saco Torto, aconteceu com a comunidade do Alecrim, agraciada recentemente também. Lá, o evento ocorreu no final de abril com os mesmos serviços, garantindo a satisfação dos moradores. A administração agora segue com o cronograma e leva o projeto, definido pela prefeita Elayne ainda como uma prestação de contas da gestão, para outras comunidades.

 

 “Estamos esclarecendo alguns pontos e ouvindo atentamente a todos. Temos 62 anos de história, mas pela primeira vez contamos com o maior volume de obras já executado na cidade. Todos os dias, seja através de parcerias com os governos estadual e federal, seja com recursos próprios, mesmo diante da crise enfrentada em todo o país, trabalhamos arduamente. Não queremos viver de promessas, mas fazer acontecer”, assegurou.