Projeto Mulheres em Ação é lançado em Laranjeiras

14/11/2014 às

Foi lançado na manhã de hoje, (14), com o apoio da prefeitura de Laranjeiras e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o projeto 'Mulheres em Ação', que está oferecendo cursos de capacitação e autonomia na área da construção civil do município. As inscrições para novas turmas ainda estão abertas. Mais informações podem ser obtidas no CRAS II, localizado no conjunto José Franco. 

 

Este projeto, executado também em parceria com a Associação Comunitária do Bairro Várzea e patrocínio da Petrobras e Governo Federal, tem como foco garantir a autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social.

 

"Neste projeto que lançamos hoje buscamos priorizar o atendimento a mulheres pobres, com baixa renda, pouca escolaridade e em situação de risco social e vulneráveis à violência doméstica. Ao total serão ofertadas 120 vagas para mulheres na área da Construção Civil. É uma honra poder executar o projeto Mulheres em Ação, já que vamos beneficiar tantas mulheres laranjeirenses", disse a presidente da Associação Comunitária do Bairro Várzea, Luciana Melo.

 

Ainda segundo Luciana Melo, os cursos ofertados são: pintura predial interna e externa, aplicação de cerâmicas e assemelhadas, assentamentos de tijolos e regularização de paredes e pisos, instalação elétrica, instalação hidráulica e jardinagem. Por enquanto, estão sendo ofertadas 20 vagas no curso de assentamentos de tijolos e regularização de paredes e pisos, porém novas turmas estão sendo preenchidas. As interessadas devem procurar o CRAS II, localizado no conjunto José Franco.

 

O Mulheres em Ação também incluirá eixos temáticos com conteúdos específicos como: relação de gênero no mundo do trabalho, poder, participação e autonomia das mulheres, trabalho decente, cidadania e qualidade de vida, saúde e segurança no trabalho, sistemas produtivos e processos de trabalho da construção civil.

 

Para a coordenadora da Atenção Básica, da secretaria municipal de Assistência Social, Sharlene Mendonça, o apoio da prefeitura é primordial nesta ação. "A prefeitura vem promovendo o desenvolvimento sustentável de toda a população. Com este investimento voltado à mulher, esperamos que elas tenham autonomia, uma fonte de renda e uma profissão. As oportunidades estão lançadas e esperamos alcançar êxito com este projeto", afirmou.

 

O secretário municipal de Planejamento, Paulo Leite, representou o prefeito José de Araújo Leite Neto na solenidade e destacou o empenho do poder público e da população. "Nos últimos anos, a sociedade vem conquistando muito mais e isso se deve à organização do povo em associações. Um grande exemplo está aqui hoje. Com o lançamento deste projeto, executado através de uma associação, o poder público, a Petrobras e a sociedade vão, juntos, atender uma demanda da comunidade", frisou o secretário.