PSB se fortalece
13/10/2014 às

Valadares: bem recebido em Aracaju/ FOTO Wandycler Marcos Júnior
O Partido Socialista Brasileiro teve um papel fundamental na vitória do governador Jackson Barreto (PMDB) no último dia 5 de outubro. Cortejado e assediado até o último momento pela oposição, a sigla – que poderia ter até lançado o senador Antônio Carlos Valadares como candidato ao governo – optou por manter a aliança com JB, mesmo já estando fora da gestão estadual por orientação da executiva nacional. Nesse período (entre sua saída e a convenção partidária no final de junho), o PSB era considerado como uma sigla essencial para qualquer um dos dois principais candidatos à época. Uma chance a mais de vitória para o lado que decidisse seguir.
Mesmo sendo aquele um momento mais propício para a oposição (João Alves Filho e Eduardo Amorim, ambos pré-candidatos, tinham uma intensão de votos bem mais robusta que Jackson sozinho segundo as pesquisas no período), o PSB optou pelo projeto da continuidade, com Belivaldo Chagas como vice de JB e apostando na reeleição de Valadares Filho para a Câmara Federal e na eleição de, pelo menos um deputado na Assembleia: Luciano Pimentel ou Edney Caetano.
Ao final do processo eleitoral, 100% do que foi planejado pelo partido foi alcançado. Valadares Filho foi reeleito com a 5ª maior votação de Sergipe; Luciano Pimentel volta a ser o representante do partido no parlamento, alcançando mais de 26 mil votos e Belivaldo Chagas retorna à condição de vice-governador. Além disso, o PSB ganhou mais um acento na Câmara Municipal de Aracaju com o vereador Bertulino Menezes, que assume o mandato em virtude da eleição de Robson Viana para deputado estadual.
Há de se destacar nesse processo de fortalecimento do PSB, a condução para o terceiro mandato de Valadares Filho. Quarto mais votado em Aracaju, o deputado federal mais uma vez se credencia como liderança na discussão da sucessão municipal. Candidato a prefeito na eleição passada, e há quem diga que se houvesse mais 5 dias de campanha, haveria um 2º turno, Valadares Filho sai fortalecido desse pleito e como um dos nomes naturais do bloco democrático-socialista para concorrer ao cargo de prefeito da capital.
Lógico que ainda faltam dois anos, tem o 2º turno presidencial, muita coisa ainda irá acontecer e o próprio Valadares Filho, em uma entrevista no início da semana passada, disse que era muito cedo para iniciar essa discussão, mas que não se pode descartar essa possibilidade isso é fato.
NOTAS
EM SERGIPE COM AÉCIO I
Lideranças do PSB de Sergipe oficializaram o anúncio da decisão nacional do partido em apoio a Aécio Neves (PSDB) na disputa eleitoral à Presidência da República no segundo turno e decidiram seguir o mesmo caminho no estado. O senador Antonio Carlos Valadares detalhou como será esse apoio. "Assim como começamos esse projeto de mudança com o saudoso Eduardo Campos, que foi seguido por Marina, como homem de partido, apoiarei Aécio Neves, ressalvando, no entanto, que em Sergipe não subirei em palanques de adversários políticos. Confio que a resolução do PSB nacional venha contribuir pra mudar o Brasil", ressaltou.
HELENO TEM RAZÃO I
Mesmo com a chateação explícita do prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico dos Correios (PT) com as declarações do prefeito de Canindé de São Francisco, Heleno Silva (PRB), o fato é que em seu município, o gestor não foi lá essas coisas para garantir a vitória de Jackson Barreto ao governo de Sergipe. Heleno, em entrevista ao radialista George Magalhães, disse que boa parte da classe política de Glória ficou em casa, enquanto quem deus as caras na campanha foi o deputado estadual eleito, Jairo de Glória, do seu partido.
HELENO TEM RAZÃO II
A verdade é que no município, até o galo da igreja sabe que Chico não se esmerou na campanha à reeleição do governador. Vários dos seus secretários votavam declaradamente em Eduardo Amorim e o desgaste da sua administração refletiu em seus candidatos, como foi o caso da deputada estadual Ana Lúcia (PT), que obteve apenas 754 votos, contra 11.401 dados a Jairo de Glória. E pelo jeito, Chico ainda tem pretensões políticas futuras. Mesmo com essa votação pífia, fez uma carreta no domingo com 15 carros para agradecer os votos dos seus candidatos. Teve gente que achou que era piada.
PEÇA PRA SAIR
Dificilmente os três prefeitos do PDT, Fernando Lima (Nossa Senhora das Dores), Fernandinho Franco (Muribeca) e Zé de Francisquinho (Umbaúba), ficarão na sigla. É que o partido compôs a coligação de Jackson Barreto, mas os três votaram em Eduardo Amorim, e agora o partido ganha força na composição do bloco governista. Em entrevista na semana passada, o presidente do PDT, Fábio Henrique, disse que não pretende colocar ninguém pra fora do partido, mas deixou bastante claro o convite para que os prefeitos deixem o PDT. “Não vou expulsar ninguém, mas após o que ocorreu nada mais justo que eles deixem o partido e procurem outra agremiação. Por exemplo, se Fernando Lima tivesse me ligado explicando que não poderia apoiar Jackson porque o Dr. Gilberto era primeiro suplente de Rogério, eu até ia entender. Mas nada disso ocorreu. Portanto, acho que o que seria mais natural seria eles procurarem outro partido. Nós liberaremos sem problema nenhum”, garantiu Fábio Henrique.
PROCESSO EM MOITA I
O Ministério Público de Sergipe, através do promotor de justiça Bruno Melo Moura, ajuizou Ação Civil Pública de responsabilidade por ato de improbidade administrativa, contra a secretária municipal de Educação do Município de Moita Bonita, Regivalda Vasconcelos Santana Cunha. O MP constatou que a referida Secretária determinou aos motoristas dos ônibus escolares, a pretexto de proteger crianças presentes no desfile cívico de Moita Bonita, interditassem diversas ruas do Município, sem autorização dos órgãos competentes, com o intuito de prejudicar a passagem da Carreata do candidato ao Governo do Estado que fazia oposição a atual gestão municipal.
PROCESSO EM MOITA II
O MP requer a sua condenação na sanção do artigo 12, inciso III, da lei nº 8.429/92, ao pagamento de multa civil no valor de R$ 5 mil. O promotor acostou aos autos da ACP, documentação oriunda da representação formulada por cidadãos moita-bonitenses e entregue na Promotoria de Justiça do Município em questão, dando conta da utilização indevida de veículos públicos destinados à realização do Transporte Escolar. Vale ressaltar que, apesar de ter oficiado as autoridades policiais e a prefeitura solicitando a interdição das ruas, a secretária de Educação não obteve, em nenhum momento, autorização em qualquer ato normativo, que a autorizasse a proceder de tal forma. Devido ao fechamento das ruas, a carreata permaneceu parada por tempo suficiente a causar aglomeração de pessoas, veículos e motocicletas, gerando, por isso, risco à segurança pública e à integridade física das pessoas ali presentes.













