Qualificação profissional: Prefeitura de Laranjeiras beneficia população com cursos profissionalizantes

20/06/2016 às
Foto: Evaldo Moura

A Prefeitura de Laranjeiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza cursos profissionalizantes para jovens e adultos laranjeirenses. É um projeto que existe desde 2013 e já foram oferecidos cerca de 50 cursos a comunidade, contemplando centenas de laranjeirenses. O objetivo é dar oportunidades aos laranjeirenses de se profissionalizar em determinadas áreas.

 

Os cursos geralmente acontecem de segunda a sexta, com quatro horas de duração. Os alunos, além das aulas teóricas, tem aulas práticas aumentando e colocando em exercício todo o conhecimento adquirido. Entre os cursos ofertados, estão auxiliar de recursos humanos, agente de informações turísticas, cabeleireiro e língua estrangeira. A prefeitura também fez algumas parcerias para a oferta dos cursos, como o Senac através o Pronatec e o Programa Senac Gratuidade e do Senai com o Projeto de Interiorização.

 

O prefeito José de Araújo Leite Neto, o “Juca de Bala”, destaca que os cursos são uma forma de proporcionar mais qualidade de vida, através da profissionalização. “A gente tem esse projeto de cursos profissionalizantes desde o início da nossa gestão. O nosso principal objetivo é proporcionar aos laranjeirenses formas de se qualificar profissionalmente e assim crescer, tendo uma melhor qualidade de vida. Já realizamos diversos cursos, em várias áreas e ficamos bastante orgulhosos em ver que tem pessoas que trabalham de acordo com os cursos que foram oferecidos”, afirmou.

 

A aposentada Maria Carmem é moradora do povoado Bom Jesus e participou do curso de bordado em fita, ela destaca que hoje sua renda é por conta das encomendas de materiais com o bordado. “Eu já sabia fazer o rendedê e o ponto cruz e agora eu aprendi a fazer bordado em fita, através do curso da prefeitura. Hoje eu tenho uma renda financeira muito boa por conta desse trabalho que faço com bordado em fita. Eu acho esses cursos muito bons e é muito importante, porque cada vez que a gente aprende algo diferente podemos comercializar coisas diferentes. Eu não perco, quando há cursos disponíveis quero logo participar. Hoje tenho muitas encomendas dos bordados em fita”, destacou.