Radares começam a funcionar nesta segunda-feira
A partir desta segunda-feira, 21, os veículos que excederem o limite de velocidade estabelecido na via, avançarem o sinal vermelho e/ou pararem sobre a faixa de pedestres serão notificados de acordo com o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. É que a partir dessa data, a fiscalização eletrônica começa a valer, aplicando as multas decorrentes das infrações. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o objetivo é reduzir os índices de feridos e mortes em acidentes registrados em nossa capital.
No total, são 14 equipamentos divididos da seguinte forma: dois equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade do tipo radar fixo, uma lombada eletrônica e 11 equipamentos de fiscalização eletrônica do tipo misto (velocidade, avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres).
Entre às 22h30 e 5h, os equipamentos de fiscalização eletrônica do tipo misto (velocidade, avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres), estarão inoperantes apenas quanto ao avanço do sinal vermelho.
Vagas rotativas
A cobrança pelas 1.300 vagas rotativas no Centro de Aracaju começa a valer, também, a partir desta segunda-feira, 21. De acordo com a SMTT, não há terminais eletrônicos, como nos parquímetros. O cidadão que desejar utilizar as vagas de estacionamento rotativo poderá comprar créditos avulsos pela internet ou nos pontos de venda de tíquetes, que funcionarão em estabelecimentos comerciais da região, a cerca de 80 metros da vaga desejada. Pode também adquirir créditos por meio do aplicativo Rotativo AJU, que possibilitará o cadastramento de até cinco placas para o mesmo usuário e emitirá alertas com o tempo restante de estacionamento. Além disso, agentes trabalharão na fiscalização, mas também auxiliarão os motoristas que tiverem dúvida de como devem proceder.
Cada veículo poderá ficar em uma vaga por até duas horas. Passado este período, o motorista deverá procurar outra vaga para estacionar.











