REPASSE EM ATRASO
Você já ouviu falar em “PAB”? Eu explico. A sigla resume um recurso do Governo Federal chamado de Piso de Atenção Básica, que é voltado à implementação de programas estratégicos da Presidência, a exemplo do Saúde da Família, Saúde Bucal, Núcleo de Apoio à Família e o Programa de Melhoria e Acesso a Qualidade (Pmaq).
Na teoria, o programa – criado no ano passado – destina mais recursos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que cumprem metas na qualificação do trabalho das equipes do setor. Tudo muito prático e eficaz, se de fato funcionasse. Na prática, o que acontece são atrasos constantes do repasse, colocando as prefeituras em mais uma situação complicada.
Em Maruim, por exemplo, o secretário de Saúde, José Souza Santos, revela que a transferência do PAB não vem acontecendo como deveria. Segundo ele, o valor referente à sétima equipe do Programa Saúde da Família (PSF) está em atraso, o que obriga à administração a fazer reajustes inesperados.
“Desde julho de 2014 colocamos mais uma equipe do PSF para trabalhar, formada por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde. Porém, precisamos deste recurso, do PAB variável, para pagá-la”, alertou o secretário. De acordo com ele, o município já deixou de receber cerca de R$ 100 mil neste período.
“Isso provoca uma reorganização nas despesas a fim de manter os serviços básicos em pleno funcionamento. Temos sete equipes de PSF, com multiprofissionais que precisam de estímulo e valorização para trabalhar”, ressalta o gestor. Em tempos de crise, ao invés de melhorias, nos debatemos a cada dia com novas negligências do Governo Federal.
BUSCANDO RECURSOS
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PR), viajou ontem (23) à Brasília para tentar agilizar a liberação de verbas para diversas obras que estão em andamento no município, além de outras que devem ser iniciadas em breve. Acompanhado do senador Eduardo Amorim (PSC), ele vai visitar o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar, onde busca recursos para a complementação dos serviços de construção de creches e quadras poliesportivas. Também será recebido em audiência pelo Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, a quem vai solicitar verbas para a urbanização dos canteiros ao longo da BR-235, no perímetro urbano do Rio das Pedras, Bairro da Torre e Riacho Doce.
ADELSON
Ainda em Brasília, o prefeito Valmir de Francisquinho visitará o deputado federal Adelson Barreto (PTB), que se comprometeu em ajudar o município de Itabaiana com a apresentação de emendas do orçamento da União, para a realização de algumas obras. O gestor fez questão de dizer que tem contado com a bancada federal de Sergipe, independentemente de posição partidária, e reconhece a participação de cada um.
PRONATEC
A prefeitura de Laranjeiras, através da secretaria municipal de Turismo, abre inscrições no período de 24 a 26 de fevereiro para cursos profissionalizantes na área de Turismo. São Creca de 160 vagas para os cursos de recepcionista de eventos, agente de informações turísticas, garçom, atendente de lanchonete, pintor, restaurador, artesão em bordado à mão, costureiro, confeccionador de bolsa em tecido e artesão em cerâmica. Os interessados devem procurar a Secretaria.













