Representantes de Japoatã viajam para conhecer novas alternativas de geração de emprego e renda para o município

04/10/2019 às 09:27:47

Em busca de alternativas que viabilize novas oportunidades de emprego e capacitação profissional para a população de Japoatã, o prefeito de Japoatã, José Magno, o secretário de Agricultura, Ninho do PT, o secretário de Obras, Renan Lima e o secretário adjunto Osmário Caje viajaram nesta quinta-feira, 03, para cidade de Coruripe, em Alagoas para conhecer de perto como funciona o Centro de treinamento de Pindorama (CETRUP).

No CETRUP são desenvolvidos projetos como: capacitação ao associativismo cooperativismo, técnicas agrícolas, informática, música, curso de inglês, reforço escolar, artesanato, confecção de molho de pimenta, entre outros. A coordenadora dos Projetos Sociais da CETRUP, esclarece que o objetivo é capacitar a população para gerar emprego e renda para cidade, levando em conta as principais atividades do município.

“O objetivo é que eles consigam desenvolver sua próprio renda. Eles estão aprendendo a plantar a cultivar e a colher os produtos que são as hortaliças, todas orgânicas. Esses jovens são netos, filhos, sobrinho, irmão ou parente do Colono, aqui eles aprendem como cuidar da terra, como fazer com que a plantação seja produtiva e rentável, sem o uso de agrotóxico, pois os colonos já tem suas terras, o que precisavam era de qualificação”, esclarece”.

Já os adultos conta com a associação de confecção, onde aprendem e desenvolve confecções para a própria cooperativa, para as escolas do município e empresas privadas. Esse trabalho é desenvolvido em dois blocos um no próprio CETRUP e o outro na aldeia Conceição gerando trabalho e renda para comunidade.

E como reciclar e aproveitar as sombras é um dos lemas desenvolvidos por eles foi criado um novo grupo de artesanato, aproveitando retalhos das Costureiras.

“A gente cria um artesanato onde nós temos uma lojinha aqui mesmo, onde são vendidos os produtos confeccionados aqui e em feiras de alguns municípios. Esse centro é mantido pela cooperativa Pindorama, mas a verba dos produtos vendidos é destinada à quem faz o seu artesanato e colocou à venda. E agora nós temos um grupo de piscicultores que são três grupos de jovens e adultos onde eles criam a Tilápia, Tambaqui, onde vendem para a Conab, para a população local e para outros municípios que são destinados a merenda escolar.

Os representantes do município de Japoatã ficaram admirados com o que são desenvolvidos neste Centro e o objetivo do prefeito, José Magno é firmar uma parceria com o CETRUP e a Cooperativa Pindorama, com intuito de qualificar jovens e adultos incentivando o empreendorismo e através desta qualificação desenvolver produtos e serviços que fortaleçam a economia do município.  

 

 

T. Dantas Comunicação