Reunião discute questões ambientais envolvendo a Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba
Com o objetivo de encontrar soluções para os problemas ambientais que têm acometido a Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, ocorreu na manhã da última quinta-feira (9), uma reunião no fórum da cidade. Convocado pelo promotor de Justiça da Comarca de Japaratuba, Dr. Etélio de Carvalho Prado Jr., o encontro contou com a presença de representantes da Prefeitura, do poder Legislativo, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (CBHRJ) e do Fórum do Poder Popular.
A reunião foi motivada por uma ação conjunta destas entidades, que preocupadas com os problemas da Bacia Hidrográfica, realizaram duas audiências públicas – uma em Japaratuba e outra em Pirambu – para debater as questões ambientais com a sociedade civil organizada, buscando soluções às causas. “Nestas ocasiões foram produzidos relatórios que apontavam os problemas da BHRJ e exigiam a tomada de medidas para solucionar as graves questões ambientais verificadas na região”, explicou Joaquim Silva, secretário Adjunto de Meio Ambiente de Japaratuba.
De acordo com Joaquim, dentre as decisões que foram apontadas na reunião está a solicitação de uma audiência com o diretor do CAOP do Meio Ambiente, Dr. Carlos Henrique Siqueira Bomfim, a fim de tratar as questões sobre a Bacia Hidrográfica de Japaratuba. “Uma vez que a mesma banha 18 municípios sergipanos. Também ficou decidido que a fiscalização nas áreas das cidades de Pirambu e Japaratuba deve continuar sendo feita e encaminhada à ADEMA para realização de inspeção, emitindo cópia para a promotoria local”, detalhou Joaquim, continuando.
“Ficou definido também que será realizada, oportunamente, uma nova reunião, a fim de que sejam apresentados os resultados do encontro realizado no CAOP do Meio Ambiente. Todas estas ações mostram que o trabalho conjunto das entidades governamentais e da sociedade civil organizada, está começando a produzir resultados. Temos nos preocupado com problemas que afetam o Rio Japaratuba, porque ele é responsável pela sobrevivência direta de centenas de famílias", afirmou Joaquim.
Participação – Participaram da reunião: a secretária de Meio Ambiente de Japaratuba, Maria Luiza Omena, o secretário Adjunto da pasta, Joaquim Silva, o presidente da Câmara Municipal, Luciano Acciole, o vereador Carlinhos de Gerusa, a deputada estadual, Ana Lúcia, os representantes do Fórum Popular, Élder, do Comitê da BHRJ, Maria José e da ADEMA, Mário Sérgio.
