Riachuelo: Assistência Social promove ação em alusão ao Dia 18 de maio
O dia em que é realizado a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi marcado na manhã desta quinta-feira, 18, com uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Tutelar de Riachuelo.
A atividade complementar de mobilização e conscientização foi desenvolvida hoje culminando um planejamento de ações educativas nas instituições de ensino do município, onde toda equipe realizou a distribuições de panfletos informativos para alunos e professores.
A campanha tem como objetivo alertar às crianças e adolescentes a importância de denunciar o abuso e à exploração sexual. Durante a semana da Campanha, a Secretaria Municipal de Assistência Social , com o apoio e protagonismo do Conselho Tutelar de Riachuelo promoveu palestras em todas as escolas da rede municipal.
De forma massificada, os conselheiros tutelares abordaram e orientaram as crianças e adolescentes sobre o tema, por meio de desenhos animados e de atividades lúdicas. Desde a última segunda-feira 15, os conselheiros vem desenvolvendo a atividade de mobilização da campanha em todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Riachuelo.
"É através das políticas públicas, da conscientização, do combate, enfrentamento e prevenção, que fortalecemos nossas ações contra qualquer violação de Direitos Humanos das nossas Crianças e Adolescentes", afirma o coordenador e conselheiro tutelar, Savio Xavier.
De acordo com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e Secretária municipal de Assistência Social, Cecilia Dias, a campanha é de suma importância para a sociedade. "A data de hoje não é um motivo de comemoração. É um dia em que todos nós devemos ir às ruas para alertar toda a sociedade sobre a importância da denúncia. Por meio de ações como essas, podemos fazer à diferença na vida dessas crianças e adolescentes que estão sendo violentadas com este mal. Parabenizo e agradeço o apoio da gestão municipal, Cândida Leite, em apoiar toda a política voltada a criança e adolescente de Riachuelo”, frisou.
Por que 18 de maio?
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.
A data ficou instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a partir da partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000.
