Riachuelo inicia Campanha de Vacinação contra a Gripe
A prefeitura de Riachuelo, através da Secretaria Municipal de Saúde deu início no último sábado (30), à Campanha de Vacinação contra a gripe, que prossegue até o próximo dia 22 de maio.
Neste Dia "D", os profissionais de saúde estão em locais estratégicos para atender melhor à população, sendo eles: Praça do Coreto, Praça da Prefeitura, Clínica de Saúde Adolfo Freire e na UBS do povoado Roque Mendes, até às 17h. A partir desta segunda-feira, a vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do município.
De acordo com a coordenadora municipal de Imunização, Esthefany Andrade, nesta etapa devem ser vacinadas 1874 pessoas e as equipes devem atingir a meta de 80% do público-alvo, que são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas de até 45 dias, portadores de doenças crônicas de qualquer idade (mediante apresentação de relatório médico) e trabalhadores de saúde.
A Coordenadora de Imunização informou ainda que: "A vacina pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos. A vacinação da gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes na estação atual e sua composição é definida pela OMS (Organização Mundial Saúde). Em adultos saudáveis a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas, com duração de 6 a 12 meses, a vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto a gripe, então exerça seu direito, vacine-se e proteja-se, procure a Unidade de Saúde mais próxima e garanta sua imunidade.", disse.
O secretário municipal de Saúde, Janse Carozo alerta para a importância da vacinação. "Até o próximo dia 22 de maio esperamos atingir a meta de 80% de vacinação, estabelecida pelo Ministério da Saúde. Portanto é importante que o público-alvo compareça para receber a vacina e amenizar os danos causados pela gripe", frisou Janse.











