Riachuelo sedia oficina do Projeto de Elaboração e Implantação de Plano para o Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

13/11/2015 às

A prefeitura de Riachuelo, em parceria com a Petrobras e o Instituto Prómundo, realizou na tarde desta quarta-feira, (11), uma oficina do Projeto de Elaboração e Implantação de Plano de Ação para o Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Projeto é uma ação de Responsabilidade Social, que neta etapa contemplam as cidades de Riachuelo, Siriri, Laranjeiras e Carmópolis.

 

No evento realizado no auditório da prefeitura, estiveram presentes funcionários das secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social, além de conselheiros tutelares dos quatro municípios, que integram a rede de proteção à criança e ao adolescente como, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.

 

Segundo Daniele Lopes, do Instituto Prómundo, “a oficina é uma demanda da Rede de Proteção da Prefeitura de Riachuelo para tratar o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Vamos pensar os conceitos de família, discutir as diversas formas de violência e procurar fortalecer ações com as famílias”, destacou.

 

Ainda segundo Daniele Lopes, a metodologia aplicada na Oficina envolve exibição de vídeos, debates, reflexões e atividades sempre pensando em propostas que levem à proteção das crianças e adolescentes que sofrem abusos dessa natureza.

 

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social de Riachuelo, Cecília Dias, essa parceria com a Petrobras e o Instituto Prómundo são de fundamental importância no combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes. “As famílias precisam fortalecer as referências familiares junto às crianças e adolescentes possibilitando assim menos lacunas abertas nas vidas de seus filhos. E o poder público  vem se somando nos apoios técnicos orientando essas famílias,  contribuindo assim para minimizar,  ou melhor, erradicar os abusos e todo ou qualquer tipo de violência contra nossas crianças e adolescentes. Por isso, esta parceria se torna fundamental”, frisou Cecília.