Rosário: Conferência discute direitos infantojuvenil

21/05/2015 às

A Prefeitura de Rosário do Catete, através da Secretaria de Assistência Social, realizou a Conferência Municipal Livre da Criança e do Adolescente, a fim de tratar de questões como cidadania, direitos e deveres pertinentes aos jovens em fase de desenvolvimento, promovendo uma conscientização de suas práticas para a vida adulta. Estavam presentes no evento, além da equipe da Assistência Social- PAIF, PSE, SCFV-, secretários da Prefeitura, representante da Câmara, instituições escolares, professores, pais e filhos.


Além de palestras e apresentação de trabalhos, foi feita a leitura do Regimento Interno do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão normativo, deliberativo e controlador das ações da política municipal de atendimento à infância e à adolescência, de composição paritária entre Governo e Sociedade Civil, e tem por finalidade assegurar-lhes, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos à vida, à dignidade, à saúde, à alimentação, à moradia, à educação, ao lazer, à proteção ao trabalho, à cultura, à liberdade, ao respeito da sociedade e à convivência familiar e comunitária.


Segundo a secretária de Assistência Social, esse tipo de evento serve como um guia para as crianças. "Quando a criança toma um caminho errado, como o das drogas, é muito difícil contornar a situação. Se nós fizermos um trabalho de prevenção, Rosário do Catete vai melhorar muito. Nós queremos que os jovens, quando cresçam, ingressem na faculdade e possam ter uma vida tranquila", afirmou a secretária.


O gestor municipal explanou que a Prefeitura está trilhando o caminho certo. "Promovemos para as crianças e adolescentes a educação, exercendo a cidadania em seus atos. Estamos aqui hoje para que todos tenham a consciência de seus direitos e deveres, promovendo o equilíbrio no seu papel perante a sociedade. A Prefeitura de Rosário está fazendo a sua parte, essa equipe que está aqui é prova disso", disse o prefeito.