Rosário do Catete: Prefeitura e Câmara discutem licitações da Saúde
Na manhã dessa quarta-feira (15), a Prefeitura de Rosário do Catete, através das Secretarias de Planejamento e Saúde, o setor jurídico e pregoeiros, reuniram-se com vereadores do município na Sala de Comissões da Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos sobre questões da Saúde, especialmente as que envolvem o fornecimento de materiais e, consequentemente, os processos de licitações.
A principal dificuldade envolvendo os fornecedores está no fato que, muitas vezes, eles não comparecem à licitação ou não cumprem o contrato. Por ser um processo muito rigoroso, muitas empresas estão fugindo de licitações públicas. Um exemplo é a licitação de medicamentos de uso contínuo que já foi publicada três vezes e ninguém compareceu.
Os materiais estão sendo comprados por dispensa, mas o valor máximo permitido para compra é de R$ 7.900,00, que não é suficiente para suprir as necessidades da população. No dia 28 de abril haverá outro encontro para licitar a compra de materiais e a expectativa é que as empresas compareçam. Aproveitando o encontro, a Secretaria de Saúde expôs as atividades que estão sendo desenvolvidas no povoado Siririzinho.
São elas: Práticas corporais, nos dias de segunda e quinta pela manhã; atendimento da equipe do PSF, composta por Dr. Joaquim, enfermeira Aline, dentista Dra. Sabrina, auxiliar Vera, auxiliar Adriana e as agentes de saúde Daniela, Elijane, Jairo; assistência farmacêutica nas terças, para usuários tirarem dúvidas sobre uso de medicação; atendimento clínico com Dr. Pedro toda segunda pela manhã e Dr. Edmar toda quinta pela manhã; atendimento ginecológico com Dra. Sandra toda primeira segunda de cada mês e pediatra Dra. Enalva, toda sexta pela manhã. Além dos serviços de rotina, são feitos curativos diários, aerosol e aplicação de medicação.
Outra informação importante é o retorno da ambulância no povoado, que ficará de segunda a sexta das 08h às 12h e das 13 às 17h. Fora desses horários e dias, o hospital fica responsável pelo transporte dos usuários. As atividades são diversas e a Saúde pretende ampliar os serviços para atender os pacientes de forma cada vez mais especializada. Com a regularização das licitações, pretende-se estabilizar a entrega de medicamentos tanto em Rosário quanto em Siririzinho.
Para o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio dos Santos, o encontro foi extremamente proveitoso e todas as dúvidas foram esclarecidas. Ainda de acordo com ele, os projetos de lei que forem encaminhados para a Câmara serão apreciados e votados a favor da população. Ao final do encontro, a Secretária da Saúde do município afirmou que a administração estará sempre à disposição para qualquer esclarecimento e que continuará realizando um trabalho em parceria com o poder legislativo.
