SAAE realiza obras para ampliação de vazão na rede de fornecimento de água do Povoado Pedreiras
Preocupado em oferecer melhorias aos cidadãos residentes na sede do município de São Cristóvão e povoados adjacentes o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), está realizando a ampliação da vazão na rede de fornecimento de água do Povoado Pedreiras. O serviço faz parte das ações elaboradas pela nova diretoria do SAAE e tem como principal objetivo duplicar o volume de água distribuído na região, através da substituição de aproximadamente 204 metros de encanamento e a instalação de uma nova válvula para controle de distribuição.
Os trabalhos foram iniciados no último dia 13, mas sofreram alguns atrasos em sua execução devido à instabilidade climática registrada em todo o Estado a cerca de 10 dias. “Estamos ampliando o diâmetro da rede de duas para quatro polegadas e já instalamos uma nova válvula de 85 milímetros, que proporcionará um melhor desempenho ao controle de distribuição. Porém, devido às chuvas que vem caindo nos últimos dias, o serviço precisou ser realizado com maior cautela, o que provocou atrasos à finalização da obra. Depois de finalizada a duplicação conseguiremos garantir que a água passe a chegar com mais força e constância às residências do Povoado Pedreira, além de assegurar um menor tempo para estabilização do sistema em casos de suspensão do serviço”, explica o diretor técnico do SAAE, Antônio Roberto.
Mesmo com a obra em andamento a distribuição de água para região vem sendo mantida de forma paralela, evitando a interrupção total do fornecimento durante esses dias. Além da ampliação da vazão na localidade um revestimento, com impermeabilizante, foi realizado no interior da caixa de distribuição da estação. “Esse é um serviço que se fez necessário a fim de garantir melhorias significativas ao abastecimento de água no Povoado Pedreiras. O produto já está completamente seco, mas só poderemos entregar a obra finalizada após realizarmos os testes hidrostáticos e hidrodinâmicos, que só poderão ser realizados quando e a ampliação da vazão na rede for concluída”, destaca Roberto.
Dedicação
Esta é a primeira grande ação realizada pelo SAAE em São Cristóvão no ano de 2016 e irá beneficiar centenas de famílias residentes no Povoado Pedreiras, garantindo melhorias significativas ao fornecimento de água local. “Mas infelizmente essas ações tem caráter paliativo, pois para resolver todos os problemas estruturais do sistema de abastecimento de água do município será necessário efetuar um investimento na ordem de R$ 100 milhões, valor este incompatível com a capacidade econômica do Município”, afirma o diretor-presidente do SAAE, Helvécio Dantas.
Desde 2013 a gestão tem buscado oferecer melhorias efetivas ao sistema, necessidade esta que foi comprovada a partir de uma série de estudos técnicos. “Por esse motivo a Gestão elaborou o Plano Municipal de Saneamento Básico, aprovado através do Projeto de Lei nº 208/2014 pela Câmara de Vereadores. O estudo apontou o montante de investimento necessário para efetuar as melhorias a fim de para regularizar todo fornecimento de água do município. Dessa forma ficou comprovada a necessidade de realizar a concessão do serviço público de abastecimento de água e esgoto, que ocorrerá mediante processo licitatório. Assim que for posto em prática o plano irá assegurar a regularização integral do serviço em até 12 meses no município. A lei, já aprovada pelo Judiciário local, agora está sob análise do Tribunal de Justiça do Estado (TJSE)”, complementa Helvécio.
Mediante processo licitatório a empresa vencedora estará habilitada a receber do município de São Cristóvão a concessão do gerenciamento do sistema de abastecimento de água da cidade nos próximos anos em todo o território municipal, por tempo determinado, assegurando ainda a incorporação de todas as benfeitorias realizadas neste período ao município, conforme previsto na Lei Municipal nº 208/2014. Mas, enquanto a questão judicial não é resolvida, a equipe do SAAE vem trabalhando incansavelmente para manter a continuidade no fornecimento de água.











