Samu 192 Sergipe estará presente nas festividades de Ano Novo em Aracaju

30/12/2015 às

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu 192 Sergipe) estará, mais uma vez, na tradicional festa de Ano Novo de Aracaju. O objetivo é garantir a segurança aos sergipanos e turistas que darão as boas-vindas à 2016 nas areias da praia de Atalaia, como também, na Orla Pôr do Sol, localizada na Zona de Expansão.

Ao todo, quatro equipes darão todo suporte necessário para que a festa da virada aconteça de forma tranquila.

“Estas equipes serão compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores divididos em três ambulâncias: duas Unidades de Suporte Básico (UBS) e uma de Suporte Avançado (USA). Serão uma USB e uma USA na Orla Pôr do Sol, uma USB na praia de Atalaia”, explica a superintendente do Samu 192 Sergipe, Conceição Mendonça.

Além das remoções, que poderão ser realizadas através das viaturas, o Samu 192 Sergipe também cederá os equipamentos de suporte avançado para a montagem de salas estabilização nos locais das festas.

“Com esses equipamentos, a exemplo de ventiladores mecânicos, monitores cardíacos e desfibriladores, o atendimento inicial terá todo o suporte para estabilização de qualquer paciente crítico, caso exista algum tipo de necessidade. Com essas ações, garantiremos, sempre que necessário, o melhor atendimento às pessoas que estarão presentes durante o evento”, ressalta Conceição Mendonça.

Plano de Contingência

Desde o último dia 23 de dezembro, o Samu 192 Sergipe vem executando o Plano de Contingência, que consiste em fortalecer a rede de assistência pré–hospitalar móvel, considerando algumas situações adversas que possam ocorrer durante esses dias de festividades.

“O Plano leva em conta o período de vulnerabilidade e o risco de acidentes nas rodovias e praias. As ações do Plano de Contingência seguem até o dia 4 de janeiro”, esclarece Conceição Mendonça.

O Plano de Contingência acontece através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e entidades parceiras: Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros. O Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e os Hospitais Regionais também fazem parte da estratégia e estão preparados para fortalecer o atendimento no período.

Atendimentos
 
No feriado de Natal, período que correspondeu entre os dias 24 e 27 de dezembro, o (Samu 192 Sergipe) prestou socorro a 598. Desses, foram 99 atendimentos a vítimas de colisões e 70 atendimentos por queda de moto.