Sancristovense Duda Lisboa é eleita melhor do mundo no vôlei de praia

17/12/2019 às 13:02:30

A sancristovense Eduarda Santos Lisboa (Duda Lisboa) foi anunciada no último sábado (14) como a melhor jogadora da temporada 2019 do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Duda, já havia sido eleita melhor jogadora do mundo na temporada passada, e neste ano também levou os prêmios de 'Melhor Saque Feminino' e 'Melhor Jogadora Ofensiva do Circuito Mundial'.

Duda é uma das 16 atletas sancristovenses beneficiadas pelo programa 'Bolsa Atleta', da Prefeitura de São Cristóvão. Na tarde desta segunda-feira (16), ela esteve no município e realizou uma visita à Prefeitura, onde encontou-se com o prefeito Marcos Santana e com a equipe da  Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Na ocasião, o gestor parabenizou a conterrânea por mais uma conquista. 

"Duda é ouro de nossa cidade. Nós ficamos felizes com mais essa conquista porque sabemos que ela é uma atleta que inspira outros jovens a utilizarem o esporte como algo engrandecedor. Assim como outros atletas da terra, Duda leva o nome de São Cristóvão para o mundo, e por isso é nossa obrigação enquanto administração municipal estimular e motivar esses esportistas a continuarem praticando suas modalidades", declarou o prefeito.

Aos 21 anos, a sancristovense é tricampeã mundial sub-19, bicampeã mundial sub-21 e já soma sete premiações individuais do Circuito Mundial, além de já estar garantida nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Ela destacou que tudo isso é resultado de um grande trabalho que vem sendo feito com sua parceira Ághata Rippel e com toda a comissão técnica.

"É muito motivante trabalhar bastante e ser contemplada com esses prêmios. Isso me dá mais vontade de treinar, de fazer o meu melhor. Agradeço muito a minha comissão, por sempre estar do meu lado. O título não é só meu, é deles também, é da Ághata, que sempre está me motivando. Trazer isso para São Cristóvão sempre é um amor, porque é a cidade de onde eu vim e que sempre está comigo", destacou a jogadora. 

Bolsa Atleta

O Bolsa Atleta foi instituído com a sanção da lei Duda Lisboa (nº 312/2017), que designa o auxílio-atleta, prioritariamente, aos atletas praticantes de esporte de rendimento e que estejam representando São Cristóvão. O benefício, cujos valores variam de R$ 400 a R$ 1 mil, visa contemplar atletas e paratletas de desportos tanto de modalidades individuais quanto coletivas (reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro - COB) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Atualmente 16 atletas são beneficiados pelo programa.

 

Prefeitura de São Cristóvão

Foto: Dani Santos