Santo Amaro: Idosas do CRAS recebem homenagem pelo Dia das Mães

Mostrar às idosas o grande valor que ainda têm como mãe e mulher, esse foi o objetivo da Prefeitura Municipal de Santo Amaro das Brotas que através da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), órgão vinculado a secretaria, realizou um almoço de comemoração ao Dia das Mães com idosas do município.
Vários secretários do município estavam presentes prestigiando o evento. Para o prefeito Luis Herman (Chileno) todos os dias é dia das mães. “É uma felicidade muito grande pra todos nós, principalmente porque essas pessoas são as responsáveis por estarmos aqui hoje. Faz parte da nossa criação! Primeiro tenho um grande respeito pela terceira idade, até porque já estou chegando perto dela. A minha maior satisfação é estar com elas, eu me sinto em casa. Todas elas são minhas mães, então é como se eu estivesse com uma família enorme aqui”, ressaltou Chileno.
A secretária de Assistência Social, Regina Coeli Mancilla, destaca a importância de realizar eventos como esse. “Nós estamos comemorando o Dia das Mães, um pouco atrasado, mas o nosso objetivo é criar vínculos entre os idosos e as equipes. A gente está sempre disponível a desenvolver o nosso trabalho. Então, queremos dar carinho, mostrar que essas idosas são importantes porque muitas são esquecidas e nós queremos juntá-las”, disse Regina.
O coordenador do CRAS, padre Flávio Negromonte, diz que hoje elas encontram no Centro de Referência, um acolhimento que antes não encontravam. “A partir do momento que a gente começa a dar uma dignidade, até mesmo a experimentar um poder envelhecer e chegar à terceira idade feliz e com certeza buscando caminhos que possam incentivar, aonde muitas das vezes vêm causados com tanto sofrimento do dia a dia, até mesmo da própria família e encontra um sistema de convivência onde muitas das vezes não se encontrava. Cria-se uma família que surge com a própria sociedade”, diz.
Para ele o maior objetivo do evento é mostrar o grande valor que as idosas ainda têm com mãe e mulher. “Elas se sentem realizadas, felizes. Porque assim se sentem importantes, pois querendo ou não, o mundo oferece tantas coisas e muitas das vezes não se encontra esse carinho, então isso é uma forma de carinho, uma forma de poder dizer que são amadas”, destacou Flávio.
“Com este movimento passam a se valorizar também e saber que é importante mesmo com a sua idade, transmitir e ser acolhida. Então isso faz com que elas possam fazer uma experiência muito boa com a própria sociedade, o que nós justamente olhamos por esse lado também, que elas se sentem incluídas dentro de uma sociedade que muitas das vezes exclui”, finalizou Negromonte.
Para a aposentada de 62 anos, Maria das Graças Lima de Jesus, elas se sentem muito felizes, pois sabem que são amadas. “É muito bom pra gente saber que tem alguém que gosta da gente, que quer fazer a gente se unir. Nós nos unimos, brincamos, nos divertimos, eles dão presentes, acho isso tudo muito bom. Uma maravilha! Deixa a gente muito mais feliz, porque a gente já tem essa idade, mas nós ficamos felizes porque sabemos que tem alguém que nos ama, que quer nos ver feliz”, disse a idosa.
Já a Maria Amélia Vieira dos Santos de 72 anos, diz ter gostado muito de participar do evento promovido para elas. “Eles têm um carinho muito grande pela gente. A gente se sente mais valorizada, mais amada. E o prefeito é maravilhoso, porque ele está trabalhando pela cidade. O ambiente da gente da maioridade é muito bom, então a gente junta aqui é muito bom”, destaca a aposentada.











