Santo Amaro realiza V Conferência de Assistência Social

12/08/2015 às
Centenas de santo amarenses participaram da Conferência

A Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última segunda-feira, 11, a V Conferência Municipal de Assistência Social, com o objetivo de discutir estratégias para o plano decenal, que serão levadas para a Conferência Estadual e Nacional.

 

Analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reconhecendo a responsabilidade de cada ente federado, são os principais objetivos do evento. “Esse ano é um ano de conferências, nós estamos realizando em todos os municípios e posteriormente vai ter a Conferência Estadual e a Nacional”, destacou a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Rita de Cássia.

 

Segundo Rita, a Conferência é um evento muito importante para a Assistência Social do município.  “Nessa conferência foi traçado o plano decenal que vai de 2016 a 2026, então foi uma conferência de planejamento, onde a população pôde deliberar e propor metas para o próximo plano decenal e nessa conferência nós avaliamos os programas, os serviços que o município possui e a partir daí planejamos e propomos ações para o próximo plano para ser executado. Essa Conferência foi muito importante, porque aqui que a população, os usuários do Sistema Único de Assistência Social pôde decidir os próximos planos e metas a serem executados em Santo Amaro”, finalizou a presidente.

 

O prefeito Luis Herman (Chileno) disse que o evento ajudou a esclarecer as dúvidas da população, além de ser muito importante para a construção do Plano Decenal de Assistência Social. “Um evento como essa Conferência ajuda a tirar as dúvidas da população sobre as principais responsabilidades da Assistência, além de esclarecer os problemas que vem acontecendo com o Bolsa Família. A gente fica muito feliz com a participação em massa dos santo amarense, observamos que muita gente veio prestigiar e participar desse evento que é tão importante para nossa cidade”, disse Chileno.

 

A secretária Municipal de Assistência Social, Regina Teles Mancilla, destaca que a participação do Conselho Estadual de Assistência Social foi muito importante para a Conferência. “Essa é a quinta conferência do município pela Assistência Social e o tema dessa conferência é sobre o SUAS, onde nós vamos passar pra comunidade alguns esclarecimentos sobre programas, para que a população fique ciente do que cabe a Secretaria de Assistência Social a toda essa rede de sistema. O evento teve palestras com alguns técnicos para conscientizar a população, junto com o CEAS e o CMAS”, destacou.

 

A secretária dos Conselhos do Município, Kate Gorete Ferreira, explica que a opinião popular é muito importante na elaboração do Plano. “O evento foi idealizado no intuito de mostrar as pessoas o trabalho exercido pela Assistência Social no município e buscar deles quais os pontos negativos e positivos que existem nos trabalhos exercidos, o que querem que melhore pra gente ter uma visão melhor ao elaborar o plano. O tema é “o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, ou seja, se não estamos satisfeitos, onde devemos melhorar?”, explica Kate.

 

Para a dona de casa, Edijane Maria dos Santos, a população deveria ser conscientizada de um evento tão importante. “Pra gente esse evento é muito bom, a gente veio pra conferência e aqui entendemos quais as responsabilidades da Assistência Social do município. É uma coisa boa pra gente, porque eles explicaram tudo que está acontecendo, principalmente com o Bolsa Família, que é algo que o pessoal está preocupado. Muitos não sabiam da importância desse evento e não vieram participar”, disse.