Santo Amaro recebe Ceac Itinerante

29/07/2015 às
Até o dia 30, os atendimentos permanecerão na Escola Municipal João Marinho Filho

Em uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, o município recebeu nesta terça-feira, 28, o Ceac Itinerante, órgão vinculado a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Os atendimentos estão sendo realizados na Escola Municipal João Marinho Filho, localizada na rua Euclides Paes Mendonça, s/nº, bairro Brasília, das 8h às 17h, e permanecerão até a próxima quinta-feira, 30.

 

O projeto tem como principal compromisso promover inclusão social nos pontos mais afastados do estado. O Ceac Itinerante tem apoio de 17 órgãos parceiros, que juntos oferecem 85 serviços à população. Dentre eles, a emissão de carteiras de identidade e trabalho, certidão de nascimento, cadastramento de imóvel rural, atestado de antecedentes criminais, além de serviços do Ipesaúde, INCRA, INSS, entre outros. O diretor geral do Ceac Itinerante, José Passos, explica que a ação visa beneficiar a população mais carente do interior.

 

“É uma ação permanente do Governo do Estado em conjunto com as necessidades do município, que leva cidadania a população mais carente do interior. Nós temos a carteira de identidade que, sem sombra de dúvida, é o carro chefe, pois é mais procurado, juntamente com o passe livre e a carteira de trabalho. Houve um convite do município e nós atendemos, além das estatísticas junto as unidades fixas e a demanda da população de Santo Amaro das Brotas, que tem crescido muito”, explica o diretor.

 

Segundo Passos, só no primeiro dia de atendimento, centenas de pessoas procuraram os serviços ofertados pelo Ceac. “Fomos muito bem recepcionados pelo município e, em média, nós já temos cerca de 350 pessoas aqui. São três dias voltados diretamente para atendimento da população, que varia entre 8h e 17h. Nós temos uma expectativa de fazer entre 700 e 800 atendimentos. Queremos convidar a população para aproveitar essa oportunidade e que venham fazer o seu serviço”, destacou.

 

A secretária de Saúde do Município, Simone Santana, diz que de acordo com a procura dos munícipes pelos serviços, convidou o Ceac Itinerante para atender a população. “Devido à demanda, a gente percebeu a necessidade que as pessoas tinham. Muita gente não tinha identidade ou estava velha, não tinha carteira de trabalho, e começaram a solicitar essa demanda. Então corri atrás e convidei o Ceac Itinerante para que viesse prestar esses serviços para a população, principalmente para as pessoas mais carentes”.

 

“Vão ficar aqui durante três dias, 28, 29 e 30, e dependendo da demanda pode ficar até a sexta-feira, 31. Hoje já teve uma grande procura, as pessoas já estavam na fila desde as 4h da manhã, tem uma imensidão de pessoas, e a gente vai atender todas as pessoas. A cada dia a Saúde está procurando trazer as necessidades das pessoas”, finalizou a secretária.

 

Para o aposentado José Uivisson dos Santos a melhor vantagem é estar perto de casa. “Eu estou gostando, porque pelo menos a gente não precisa se deslocar até Aracaju para buscar os serviços aqui disponíveis. Eu vim tirar a segunda via da minha carteira de identidade e fazer o meu passe livre, já fui atendido e aqui é bem rápido, também é pertinho de casa”, contou o aposentado.

 

A funcionária pública Lourivanda Oliveira do Nascimento agradece a prefeitura por realizar mais um benefício para os santo amarenses. “Eu tenho uma filha especial e quando fui para Aracaju estava fora do sistema, daí hoje eu vou fazer. Vou fazer o Ipesaúde da minha filha. O Ceac ter vindo até aqui facilita muito, não vou me deslocar novamente daqui de Santo Amaro para Aracaju. Então a gente só tem a agradecer a prefeitura por trazer mais benefícios para cidade”.

 

Já a professora Ana Edileuza Correia, diz que é a primeira vez que esses serviços são ofertados no município. “Para nós santo amarenses foi uma ótima oportunidade, porque nem todos tem condições para se deslocar até Aracaju, fora todas as burocracias para tirar a documentação e tendo esse serviço aqui é uma oportunidade e tanto. Até porque nunca houve isso aqui. Desde que vivo aqui nunca vi trazer esses benefícios aqui para cidade”, finalizou.