São Cristóvão: Câmara de Vereadores aprova crédito suplementar para Secretaria de Infraestrutura
Temas relevantes para os cidadãos de São Cristóvão estão sempre na pauta da Câmara Municipal de Vereadores. Na sessão de terça-feira (15), a 57ª do ano, entre as proposituras da Ordem do Dia, dois Projetos de Lei foram aprovados com unanimidade pelos 15 vereadores presentes.
Durante a discussão das demais proposituras durante o grande expediente, o vereador Vanderlan Correia homenageou os professores pela passagem do Dia do Professor. "Realizam um trabalho relevante, tornando sonhos, realidade".
E relatou a dificuldade de trânsito e acesso às estradas do Apagã, importante ponto turístico com estabelecimentos do tipo bares e restaurantes às margens do rio Vaza-barris; e nas estradas do povoado Aldeia de Baixo e Alto de Itabaiana. "Buscarei o secretário de Infraestrutura, Genivaldo, e também o prefeito Marcos Santana, para que pelo menos seja passada a Patrol minimizando dificuldades até para o transporte escolar".
Lilo Abençoado agradeceu às respostas positivas das secretarias aos seus requerimentos e considera importante a interlocução entre os poderes Executivo e Legislativo. Entretanto, contestou a resposta negativa da Secretaria de Saúde ao REQ 068/2019, no qual requereu a contratação de mais um médico para a Urgência 24 horas, justificando-a com o argumento de não haver demandas de pacientes. Como solução, Lilo Abençoado falou que poderia haver a contratação temporária do profissional, para períodos críticos, pois há respaldo jurídico para tal.
Sobre a construção dos pórticos de entrada, Lilo ressaltou que, para dar sequência à obra, será preciso realocar a parte elétrica, pois não foi prevista em projeto e gerará custos adicionais aos contribuintes.
Terceiro orador da sessão plenária, o vereador Diego Prado falou sobre a má qualidade do transporte coletivo em São Cristóvão. Segundo o vereador, "a população usuária do Sistema de Transporte Público não merece andar em ônibus sucateados e inseguros" e solicitará que a SMTT/SC fiscalize os veículos e a documentação de cada um para saber se estão dentro do padrão normativo exigido pelo município.
Crédito Suplementar - De autoria do Executivo, o Projeto de Lei 054/2019 visa alterar a lei 370/2018 que trata da Lei Orçamentária Anual de 2019, para adicionar crédito suplementar adicional de mais R$ 5.2 milhões.
Segundo o líder do governo, Dito, nas discussões durante a votação do parecer da Comissão Especial que analisou o tema, o crédito adicional será em favor da área de infraestrutura e os recursos são decorrentes de emendas impositivas ao orçamento da união e de convênios firmados ainda em anos anteriores.
O presidente da Casa, Paulo Junior, salientou que tais recursos já se encontram nas contas da Prefeitura, são verbas carimbadas (não podem ser utilizadas para finalidades diferentes da conveniada com a União) e dependem apenas de dotação orçamentária para serem implantadas.
O PL 055/2019 que autoriza o município a alienar o imovel onde está instalada a Escola Estadual Wolney Leal de Melo em doação ao governo do estado também entrou na pauta e ambos foram aprovados por unanimidade dos vereadores.
T. Dantas Comunicação











