São Cristóvão fará parte do Programa Investe Turismo

19/08/2019 às 13:30:39

Nesta segunda-feira, 19, no auditório do Comfort Hotel, em Aracaju, aconteceu o lançamento do Investe Turismo, e na ocasião foram anunciados investimentos federais em seis municípios sergipanos. São Cristóvão passa a partir de agora a integrar a chamada “Rota turística” que receberá atenção especial tanto do Governo Federal quanto do Estado, para assim promover e fomentar ainda mais o turismo da cidade. O Governador Belivaldo Chagas, e o secretário de Estado do Turismo e Comunicação, Sales Neto, participaram da ação, que contou também com as presenças do prefeito Marcos Santana e da comitiva da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact).

A parceria firmada entre o Sebrae Nacional, o Ministério do Turismo (Mtur), a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), pretende fomentar o investimento público e privado na oferta turística na Rota Aracaju/Canindé (contemplando Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras, Estância, São Cristóvão e Canindé de São Francisco), melhorando a oferta de produtos e serviços turísticos, fortalecendo assim os pequenos negócios do setor.

Segundo informações divulgadas pelo Governo Estadual, com o Investe Turismo, Sergipe ganhará um importante apoio para acelerar o desenvolvimento na área, gerando empregos e aumentando a qualidade e a competividade de seus atrativos. "É preciso profissionalizar toda a cadeia e para isso é importante unir forças. Não dá para ficar só reclamando. Tenho tido contato com empresas aéreas para ampliar o número de voos para Sergipe. Temos que discutir e agir de forma conjunta", pontuou o governador, Belivaldo Chagas.

Representando o Ministério do Turismo, o subsecretário Higino Brito Vieira, ressaltou a importância de Sergipe no cenário do turismo nacional e mundial. “Sergipe é um estado com muitas peculiaridades e merece ser melhor estruturado. A ideia é estruturar uma rota para gerar renda. Turismo é emprego, renda, economia. Faremos diagnósticos situacionais para estabelecer um plano de governança para melhor destinar os recursos", pontuou.

 

São Cristóvão

Nos últimos anos, São Cristóvão passou a fazer parte outra vez dos roteiros turísticos de centenas de brasileiros. Desta forma, o reconhecimento como parte do roteiro que vai compor o Investe Turismo em Sergipe vem endossar o trabalho que está sendo realizado na cidade, sempre com o foco na promoção da “quarta cidade mais antiga do Brasil” perante o olhar dos turistas.

"A gente vê muita esperança e expectativa no Investe Turismo. Já estamos fazendo um trabalho de recuperação e capacitação dos comerciantes e microempreendedores de nossa cidade. O Investe Turismo vai potencializar ainda mais esses pequenos investidores da área de hotelaria, gastronomia, por exemplo. Ha vários segmentos do Turismo e São Cristóvão temos a sorte de estar presentes em alguns deles como o histórico, religioso, de contemplação. Com a canonização de Irmã Dulce, primeira santa brasileira, iniciamos um projeto para ampliar o Memorial que leva os eu nome, e implantar a rota dos sete passos de Dulce. Semana que vem teremos outra reunião em Salvador com a equipe de Irmã Dulce, para reforçarmos esse nosso projeto", informou o prefeito Marcos Santana.


Promoção do Destino

Aliado à ampliação da presença online, o Investe Turismo também vai garantir a realização de caravanas para apresentação do destino em dez cidades nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco. Outra iniciativa é a promoção de famtours e press trips com jornalistas e influenciadores digitais nacionais e internacionais. 

O programa irá atuar ainda no fortalecimento da produção associada ao turismo (artesanato, gastronomia, cultura e agronegócio), com a oferta de oficinas de design e precificação dos produtos e serviços. A ideia é estimular o surgimento de redes de cooperação territórios para facilitar a comercialização dos itens.

Outro foco do Investe Turismo é facilitar o acesso dos empresários às linhas de financiamento específicas para o turismo. Serão promovidos seminários de divulgação das linhas de crédito do BNDES e do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), além da oferta de orientações para elaboração de projetos.

 

Prefeitura de São Cristóvão

Foto: Heitor Xavier.