São Cristóvão: Praça São Francisco completa nove anos como Patrimônio Cultural da Humanidade

01/08/2019 às 16:17:04

Há nove anos o dia 1° de agosto tem sido especial para os sancristovenses. Isso porque, nesta data o município comemora o título da Chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade, designado a Praça São Francisco pela UNESCO no ano de 2010. Nesta quinta-feira, o evento, organizado pelo Comitê Gestor da Praça São Francisco, contou com uma programação recheada de atividades culturais e gratuitas, com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil.

Para o prefeito Marcos Santana, é fundamental que a população preserve e reconheça o patrimônio arquitetônico de São Cristóvão enquanto bem histórico e cultural. “Esse é um momento em que ressaltamos a importância da preservação do patrimônio. Nossa cidade tem 429 anos e nossa população tem preservado esse complexo arquitetônico de uma forma que ficamos muito orgulhosos. Esse título eleva a autoestima do sancristovense, porque há nove anos que a Praça São Francisco deixou de ser um patrimônio somente de São Cristóvão, para ser um patrimônio mundial”, apontou.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan-SE) e presidente do Comitê Gestor da Praça São Francisco, Katarina Aragão, destacou a importância da data para o estado de Sergipe. “Esse título além de contemplar a questão arquitetônica ele também contempla algo que é fundamental que foi um dos princípios para o reconhecimento pela UNESCO, que é a possibilidade de celebrar a diversidade na Praça. A importância desse título é para que a gente possa continuar cuidando, atentos e advertidos para a preservação, e para cuidar disso nós temos o Comitê Gestor, que garante o planejamento e execução para que possamos cuidar para que essa excepcionalidade possa continuar por muito tempo”, declarou.

Na ocasião, o diretor do Museu Histórico de Sergipe, Sérgio Lacerda, também apontou a relevância de manter esse título na quarta cidade mais antiga do país. “Esse é o 18° patrimônio mundial no Brasil. É de uma responsabilidade federal, estadual e municipal preservar essa bela cidade e a praça. Para nós que vivemos da cultura, é um grande prazer estar engajado nessa festividade porque ela representa essas três esferas”, relatou.

São Criativos

De acordo com o diretor da Fundação de Cultura João Bebe Água, Gaspeu Fontes, a Prefeitura de São Cristóvão colaborou com o suporte na estrutura do evento e mobilização da população. Ainda por meio da Fundact, a Prefeitura levou para a Praça a ‘Feira São Criativos’, onde as artesãs do município puderam comercializar seus produtos durante a programação.  “Esse é um chamamento para que o mundo volte seus olhos para nossa praça, para nossa cidade e nosso estado. Essa é uma oportunidade para também levarmos a nossa cultura para fora daqui, e através da São Criativos nós fazemos isso”, afirmou.

Para a artesã Maria Núbia, que há dois anos faz parte da ‘São Criativos’, essa é mais uma grande oportunidade. “Nós temos o maior prazer em fazer nosso trabalho, mas quando temos apoio é diferente, nos sentimos realizados. Hoje estamos felizes em estar aqui, porque percebemos que nosso trabalho está sendo reconhecido”, apontou.

Homenagem

O evento ainda contou com a homenagem a cordelista Alda Santos Cruz, que celebra 90 anos em 2019. “Hoje não sou só eu que estou sendo homenageada, mas toda a população de São Cristóvão. Viver em uma cidade que é a quarta mais antiga do país é um privilégio, é uma cidade que não perdeu a sua história. Aprendi a amar São Cristóvão na mesma proporção que me amam aqui. Agradeço a todos por esse momento”, afirmou.

 

Prefeitura de São Cristóvão

Foto: Dani Santos