São Cristóvão: Prefeitura apresenta ‘Projeto Aprova Brasil’ a professores do município

03/07/2019 às 13:38:08
Foto: Márcio Garcez

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e em parceria com a Editora Moderna, apresentou na manhã desta quarta-feira (03), o Projeto Aprova Brasil aos professores e gestores da rede municipal de ensino. O evento que ocorreu no Paço Municipal ainda contou com a entrega simbólica do material didático que irá auxiliar no ensino dos alunos do 4°, 5°, 8° e 9° ano do ensino fundamental.

Por meio do Aprova Brasil, as escolas que ofertam o ensino fundamental receberão um material pedagógico dos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática. Este é um Projeto de intervenção direcionada, pois trata de forma específica as habilidades e competências avaliadas em exames nacionais (Prova Brasil, Provinha Brasil e ANA).

Esta é a primeira vez que São Cristóvão adere ao Projeto do Governo Federal, e de acordo com o prefeito Marcos Santana, esta é mais uma medida adotada pelo município visando a evolução do desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “Esse é um movimento nacional pela elevação da qualidade de ensino e pelo desempenho da performance dos alunos nas avaliações aplicadas pelo INEP”, destacou.

A secretária de Educação, Quitéria de Barros explicou que o material foi adquirido através do Plano de Ações Articuladas (PAR). “Esse material foi adquirido com o aporte do FNDE. Nós fizemos uma adesão a uma ata do FNDE, conseguimos um aporte através do PAR da ordem de R$ 380 mil. É um material suplementar para o trabalho do professor, ou seja, ele vai ajudar o professor a trabalhar os componentes curriculares, o currículo da escola, numa perspectiva integrada aos descritores da Prova Brasil. A ideia é que os professores possam contar com um instrumento extra que possa orientar o trabalho deles para melhoria dos indicadores educacionais do nosso município”, afirmou.

Material e plataforma

De acordo com a diretora pedagógica da Semed, Deise Barroso, o material será um suporte importante para os professores da rede. “Antes o professor tinha que pesquisar e xerocar o material, e agora eles já tem isso pronto. Além do material, ele tem uma plataforma, onde o professor poderá acompanhar o progresso do aluno. A cada simulado, o professor terá assessoria da Editora, onde será feito um momento de avaliação, verificamos o que é preciso melhorar e retomamos ao trabalho. Esse material, apesar de ser suplementar, é um grande suporte para o professor”.

A assessora pedagógica da editora Moderna, Daniela Ribeiro, detalhou como é feito o trabalho junto ao professor. “Após fazer a aplicação das lições, nós fazemos os simulados pertinentes a estas lições e posteriormente fazemos intervenções com formações junto a esses professores para que eles venham desenvolver essas habilidades que não foram atingidas naquele bloco de lições. Então, após isso, serão pensadas outras estratégias com especialistas que virão para trabalhar junto com os profissionais docentes, desenvolvendo isso gradativamente junto aos alunos”, detalhou.

Para a professora e gestora da Escola Municipal Cláudio Meireles, do povoado Colônia Miranda, Nadja Ivone Andrade, o Projeto contribuirá com o trabalho dos professores. “É mais uma metodologia inovadora que a gestão municipal está implantando, mais uma ferramenta que só vem a favorecer o ensino-aprendizagem dos nossos alunos”.  

 

Prefeitura de São Cristóvão