São Cristóvão: Saúde realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no povoado Várzea Grande

04/07/2019 às 15:49:45
Foto: Márcio Garcez

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (04) uma palestra educativa no povoado Várzea Grande, com o intuito de reforçar a prevenção contra proliferação de mosquitos Aedes aegypti, que além da dengue pode causar chikungunya, zika e outras doenças. Após a palestra, os profissionais de saúde se deslocaram até algumas residências da localidade para verificar os possíveis focos do mosquito e alertar os moradores sobre os perigos do mesmo.

Segundo o médico da USF José Macário de Santana, Eraldo Costa Cavalcante, o intuito das ações é conscientizar os moradores do povoado. “Nós explicamos de que forma eles podem higienizar os recipientes, os locais mais propícios a proliferação do mosquito, dentre outras coisas. Acredito que se nós fazemos a prevenção, orientando a comunidade, e ela seguindo essa orientação, iremos evitar novos casos das doenças”, afirmou.

De acordo com a enfermeira Acácia Tavares, ainda existe a dificuldade de conscientizar algumas pessoas. “Esse é um trabalho de formiguinha, porque tem muitas pessoas que ainda pensam que é algo que não acontece na sua própria casa. Essa é uma localidade onde existem muitos terrenos baldios, que as pessoas descartam sacos de lixo, vasos, garrafas e outros recipientes que são propícios para proliferação do mosquito, então é fundamental também que as pessoas tenham essa consciência de não fazer o descarte irregular, porque pode prejudicar tanto a si mesmo, quanto aos outros moradores”, destacou.

A dona de casa Lucileide Santos de Jesus foi uma das moradoras que participaram da ação educativa. Para ela, é fundamental que a população faça a sua parte. “Às vezes nós não estamos cientes do perigo que corremos. Tenho crianças em casa e sei dos cuidados que preciso ter para que elas não fiquem doentes por causa da dengue. Temos que ter consciência que precisamos limpar os locais para que os mosquitos não coloquem seus ovos. É algo muito sério e nós temos que ter responsabilidade com essa parte”, declarou.

Para Sônia Mara Vieira, todos devem estar juntos nessa luta. “Toda a comunidade deve estar junta. Não adianta uma pessoa fazer a prevenção e as outras não, temos que estar unidos para vencer o mosquito. Tenho quatro filhos e coloco a saúde deles em primeiro lugar, por isso busco sempre ter esse cuidado”, pontuou a moradora.

 

Prefeitura de São Cristóvão