São Cristóvão: Semast promove oficina de preparação para mundo do trabalho

16/07/2019 às 19:02:33

Na manhã desta terça-feira (16), os usuários da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) participaram do primeiro encontro de uma série de oficinas que visam a preparação para o mundo do trabalho. Realizadas por meio do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho, as oficinas tem o intuito de promover mais conhecimento, orientando os sancristovenses na identificação das oportunidades de emprego com um planejamento das ações. A atividade ocorreu no CRAS São Cristóvão, sede do município.

“Hoje nós estamos fazendo a abertura desse encontro, na próxima semana faremos uma oficina sobre a elaboração de currículos, em seguida uma oficina sobre entrevistas de emprego, dinâmicas de grupo, dentre outras temáticas. São ações que tem como foco a preparação dos usuários da Assistência Social para o mundo do trabalho”, explicou Paula Cardoso, coordenadora do Programa Acessuas Trabalho.

Segundo a coordenadora, além da preparação dos usuários, o Programa também oferece outras oportunidades. “O carro chefe do Acessuas é a preparação para o mundo do trabalho. Porém, nós também realizamos encaminhamentos para oportunidades de qualificação profissional, cursos, vagas de emprego que possam surgir no município, dentre outras atividades”, destacou.

Ainda conforme a coordenadora, as oficinas acontecem tanto na sede, quanto no Conjunto Eduardo Gomes, beneficiando as famílias que já recebem a assistência dos programas do município que estão em situação de vulnerabilidade e risco social. “Essas pessoas que participam das oficinas são usuários da Semast, que são encaminhados pelas equipes do CRAS Gilson Prado e CRAS São Cristóvão. Os usuários são pessoas que estão no Cadastro Único, beneficiárias do Bolsa Família, famílias em acompanhamento do PAIF, e outras pessoas em situação de vulnerabilidade. Portanto, esse é um público que acabam tendo um pouco mais de dificuldade de ter acesso a esse tipo de informação que disponibilizamos nessas atividades”, ressaltou.

Participantes

Moradora do povoado Coqueiro, Cleidiane Almeida Lira está atualmente desempregada e acredita que as oficinas irão ajudá-la na busca por um novo emprego. “É um programa que vai desempenhar as noções de trabalho, desenvolver nossa capacidade de fala quando chegarmos a uma entrevista, então são várias coisas que vão nos ajudar muito”, afirmou.

Também a procura de uma nova oportunidade de trabalho, Maria Lucilene Nunes afirma que as oficinas chegaram no momento certo. “Trabalho como doméstica, mas atualmente estou desempregada e essa é uma situação muito difícil. Acho que essa é uma oportunidade muito boa para que a gente possa se preparar para o mercado de trabalho”, apontou a moradora do povoado Arame II.

 

 

Prefeitura de São Cristóvão