São Cristóvão: Serviço de terraplanagem continua sendo realizado na estrada do Povoado Cardoso

29/07/2015 às

Diferente das informações inverídicas que tem sido divulgadas através da imprensa e redes sociais, por pessoas que claramente tem o único objetivo de prejudicar o trabalho desenvolvido pela gestão municipal, a prefeitura de São Cristóvão vem a público provar que os serviços de terraplanagem continuam sendo realizados na estrada de acesso ao Povoado Cardoso. Em nenhum momento a máquina -que está realizando o trabalho- deixou os limites do povoado e tem sido inclusive guardada no terreno de um dos moradores da localidade, o senhor José Lourenço de Santana, que é fretista e há 13 anos reside no local.

 

Presenciando de perto os esforços da gestão municipal para recuperar a integridade da estrada do Cardoso José Lourenço afirma que muitas pessoas só têm criticado as ações realizadas com o objetivo de se beneficiar às custas do sofrimento do povo. “Já tem mais de uma semana que a máquina está ficando num terreno de minha propriedade e todos os dias as equipes vem até o povoado para vistoriar as condições da pista, mas não tem como trabalhar porque tem chovido muito. Essas pessoas e os equipamentos poderiam já ter sido removidos para outras atividades, mas continuam aqui porque eu acredito que haja realmente um interesse da prefeitura em resolver o problema. Mas infelizmente tem gente que gosta de se beneficiar com a dificuldade do povo e invés de ajudar, só faz criticar”, afirma.

 

O andamento das melhorias na estrada precisou ser desacelerado em decorrência das chuvas que vem caindo em todo o estado, em especial no município de São Cristóvão, pois fazer com que a máquina remexa a terra provocará ainda mais problemas à locomoção dos moradores. “Iniciamos os trabalhos de recuperação da estrada assim que finalizamos a instalação de manilhas no local, com o objetivo de realizar a drenagem da água na via de acesso aos povoados, mas com a chuva o serviço foi prejudicado. Se continuarmos a terraplanagem o solo perde estabilidade e com a água da chuva formam-se ainda mais buracos e deformações na pista”, explica o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional e Urbanismo (Sesurb), Halisson Silva Santos (Tarto).

 

Ainda de acordo com o secretário o serviço de terraplanagem que está sendo feito na via é a solução mais adequada para recuperação de estradas não pavimentadas como a do Cardoso. “Mas para isso é preciso paciência da comunidade, pois para fazer esse trabalho é preciso planejamento. Temos técnicos acompanhando o andamento dos serviços e foi por orientação deles, e na tentativa de não prejudicar ainda mais as condições da via, que demos uma pausa nessas ações. Grandes obras estruturantes estão por vir com a implementação do programa “Avança São Cristóvão” em diversas áreas do município e o Cardoso é uma das prioridades. Esperamos que a população entenda isso e colabore conosco”, pede Tarto.

 

Já a Secretaria de Educação (Semed) enviou equipes ao povoado no início da semana para apurar as condições da via e atestaram que os ônibus que realizam o transporte dos estudantes não têm condições de circular. A alteração do trajeto foi analisada pelo secretário e a empresa Vitória, mas por não oferecer condições de segurança aos estudantes foi descartada. “Não podemos colocar essas crianças e jovens para circular numa estrada sem que ela ofereça as condições de segurança adequadas para que eles possam ir e vir com tranquilidade. Não podemos assumir esse risco, mas estamos ansiosos para que os serviços sejam finalizados e os alunos da rede estadual de ensino possam ser plenamente atendidos, uma vez que os da rede municipal estão em recesso”, garante o secretário de Educação, Mário Jorge Oliveira Silva.