Secretaria da Proteção Animal disponibiliza aos protetores independentes link de cadastro para mapeamento de colônias

19/12/2025 às 11:24:33
Foto: Equipe SEDPAN/ Divulgação
Resumo: O CED é uma ferramenta de política pública bastante eficaz tem o objetivo específico de controle populacional ético, com a tríade Capturar, Castrar e Devolver

A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Direitos dos Animais (SEPDAN), estará disponibilizando um cadastro por meio de link para mapeamento de colônia de gatos. O presente formulário tem como objetivo realizar o mapeamento de colônias de animais no município de Nossa Senhora do Socorro.

Segundo o secretário da pasta Adriano Bandeira, o formulário tem como objetivo realizar o mapeamento de animais errantes no município.  “Esse formulário se preenchido corretamente por protetores independentes servirão de base para o planejamento e a execução de políticas públicas voltadas ao manejo ético, controle populacional e bem-estar desses animais“, explica.

O secretário ainda ressalta que o controle populacional é vital para garantir o bem-estar dos animais. “Animais abandonados enfrentam problemas como reprodução descontrolada, acidentes e transmissão de zoonose. Esse é um ciclo de desequilíbrio ambiental recorrente em Nossa Senhora do Socorro e precisamos enquanto poder púbico ter essa estimativa de gatos em situação de rua numa determinada área para aplicação do CED“, reforça Adriano.

O CED é uma ferramenta de política pública bastante eficaz tem o objetivo específico de controle populacional ético, com a tríade Capturar, Castrar e Devolver. De acordo com o médico veterinário da Sepdan Pablo Oliveira, o CED tem dado certo em diversos Estados brasileiros. “Os animais devem ser capturados de forma não violenta, realiza-se a castração cirúrgica e o ciclo de vacinação, depois com uma marcação na orelha já identifica esse animal como castrado e depois o devolve à sua colônia, sob a nossa monitoração“, enfatiza.

É importante alertar à população sobre o não abandono de animais naquele local monitorado para que o ciclo não se reinicie. O secretário informa que em breve os locais onde serão aplicados o CED terá uma identificação com uma placa para que protetores e população identifiquem o local como assistido e monitorado.

Acesse a ferramenta clicando o link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZV7pGUVhc05imjML_ayuTlHhRhtMxkNQA2ikslcQPIWTgtQ/viewform

 

Por Assessoria