Segurança pública é debatida novamente em Laranjeiras
O vereador Adriano de Pedra Branca (PRB) abordou, mais uma vez, o tema segurança pública na câmara municipal de Laranjeiras. Isso aconteceu na 51ª sessão ordinária realizada nesta terça-feira (28).
O edil lamentou o alto índice de violência que vem ocorrendo no município com ações cada vez mais frequentes dos marginais e lamentou que algumas pessoas da sociedade estão fazendo críticas sobre o combate desta triste realidade. “Nesta Casa sempre debatemos temas importantes, inclusive o da segurança pública. Nós, vereadores, estamos atentos a esse grave problema e já fomos, juntamente com o prefeito Juca de Bala (PMDB), reivindicar da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) melhorias neste serviço. Quanto às pessoas dizerem que nada fazemos, inclusive nas redes sociais, informo que é preciso que a população laranjeirense participe mais das sessões desta Casa e observem em loco o que estamos fazendo, mas eu concordo que toda cobrança seja válida”, argumentou ele.
O vereador Mauro de Pedra Branca (PSD) disse “que é fácil criticar, mas é preciso que todos saibam o quanto os vereadores de Laranjeiras têm debatido fortemente esse e outros temas importantes”; continua enfatizando que ele mesmo foi autor de uma indicação solicitando a reabertura da delegacia de Pedra Branca; a volta da viatura do bairro e o aumento do contingente policial em todo o município. Termina sua fala recomendando que um requerimento seja assinado em conjunto - vereadores e prefeito - solicitando ao secretário da SSP uma audiência para requerer mais contingente policial, rondas e outras ações de combate à criminalidade.
A vereadora Celígena de Zé Franco (PMDB) se congratulou com as falas dos seus colegas no sentido de que a câmara de Laranjeiras tem agido. Quanto às críticas “isso é o reflexo da falta de uma comunicação mais eficiente entre a câmara e a sociedade, ou seja, é necessário que a câmara transmita suas sessões via web; que esteja nas redes sociais, nos jornais, enfim, nos mais diversos meios de comunicação, para que o laranjeirense observe que esta Casa trabalha incansavelmente em prol do seu povo”, disse ela.
O vereador Niltinho de Pedra Branca (Solidariedade) enfatizou que a violência tem crescido em Laranjeiras e que é preciso que seja também incluído nessa discussão o Ministério Público.
Já o vereador Laércio de Pedra Branca (PSB) disse reconhecer que o problema da falta de segurança pública não é só de Laranjeiras, mas de todo o Estado e do Brasil. “É muito importante o debate desse tema. O caos nessa área está instalado em todo país. Esta Casa nunca faltou com a busca de uma solução para o problema, mas não depende só de nós”, disse ele.
A vereadora Gardênia da Varzinhas (PTdoB) lembrou que a segurança pública não é uma prerrogativa da câmara e nem do prefeito, “e sim do Governo do Estado”, disse.
A vereadora Maria Brasilina (PSD), líder do prefeito na Casa, disse que a ideia de uma solicitação de uma audiência com o secretário da SSP é muito válida e que o prefeito também se fará presente. “Temos que unir forças no sentido de solicitar ações mais enérgicas no combate ao crime”, disse ela.













