Sema vai implantar Parque Tecnológico para gestão ambiental

12/08/2014 às

A Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju (Sema) está em processo de informatização. Os trabalhos para a implantação de um Parque Tecnológico para Gestão Ambiental estão sendo executados pela Coordenação de Informações Ambientais da secretaria (Coinfa).

Até o momento, foram coletados, junto aos órgãos do município e estado, mapas, ortocartas, e material aerofotogramétrico. A equipe da Coinfa também escolheu softwares para utilização no georreferenciamento da Sema. O coordenador de Informações Ambientais da Sema, Roberto Pacheco, explicou que dois projetos práticos já foram estabelecidos.

"Nós faremos o georreferenciamento da área do Parque da Sementeira, assinalando tudo que estiver contido nessa área, com o intuito de fazer um mapa e um infográfico. Mapearemos a zona do mangue da região do Mosqueiro, para posterior monitoramento da área, a fim de detectar qualquer tentativa de aterramento do mangue", disse Roberto Pacheco.

Para o dia 15 de agosto, data em que se comemoram os 72 anos dos torpedeamentos dos navios mercantes brasileiros na costa de Sergipe, a equipe da Coinfa propôs elaborar um infográfico do evento, já que a atual administração municipal vem desenvolvendo um projeto de criação e construção do Museu do Náufrago. "Nesse infográfico, marcaremos no mapa os locais do afundamento dos navios, do cemitério dos náufragos, contando um pouco dessa história esquecida pelos sergipanos", ressaltou o secretário da Sema, Eduardo Matos.