Sergipe receberá novo método para diagnóstico da Aids em Outubro
Um novo método para o diagnóstico da Aids chegará em Sergipe a partir de Outubro. O exame faz uma triagem e pode ser feito em qualquer local e fornecer o resultado em até 30 minutos. A Secretaria de Estado da Saúde vai disponibilizar o teste nas unidades de saúde de todo o Estado.
Almir Santana, gerente do Programa DST/Aids do Governo do Estado, disse que o teste é feito através de fluído oral, teste feito na boca, e para detectar a presença de anticorpos do HIV é coletado uma secreção na região da gengiva.
Em até trinta minutos sai o resultado e caso a triagem feita dê positivo, o paciente vai precisar fazer um teste complementar para confirmar a presença do vírus, destacou o Almir Santana. Conforme dados de Almir Santana, no Brasil existem aproximadamente 150 mil pessoas infectadas com o vírus da Aids e não sabem de sua existência da doença no próprio corpo.
Em Sergipe, o teste com o fluído oral já está disponível desde março pela ASTRA Direitos Humanos e cidadania GLBT, organização não governamental. A partir de outubro, o novo método para diagnóstico da Aids estará disponível nas unidades de saúde pública de todo o estado.













