SMTT proíbe estacionar em avenida

24/10/2014 às

Os congestionamentos na Avenida Augusto Franco, chamada também de Rio de Janeiro, e também na Rua Sergipe, levou a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) a realizar algumas mudanças nestas vias do Bairro Siqueira Campos. A partir de agora, não é permitido mais estacionar na Avenida Augusto Franco, do trecho que vai da Avenida Gonçalo Rollemberg Leite [Nova Saneamento], até a Rua Santa Catarina. Já a Rua Sergipe, passou a ser mão única. Segundo o órgão, em horário de pico, pelo menos 450 mil carros circulam pelas ruas de Aracaju, por isso, tais mudanças foram realizadas objetivando melhorar a fluidez do trânsito, no entanto, alguns comerciantes e motoristas não gostaram muito da ideia.



Para Gicélia Tavares, funcionária de uma loja, a proibição resultou em reclamações dos clientes. “Como a loja só dá para estacionar um carro, os clientes passam aqui, veem que o local está ocupado e não param mais por conta da proibição de estacionar. Se agora no início o movimento já caiu, a tendência é isso ocorrer mais ainda”, pontuou.


Para o motorista Anderson Gonçalves, a medida foi acertada, mas lamenta que agora não poderá deixar o automóvel na avenida. “Realmente em horário de pico os carros que ficam estacionados atrapalham, acho que os ônibus são ainda mais prejudicados. Por isso, acredito que devia limitar os horários para estacionar, como há em outras avenidas, e não somente proibir. Mas, por sorte, a avenida tem várias ruas e acho que dá para estacionar e ir para a loja que deseja”, comentou. O funcionário de outra loja, Marcelo Silva, diz que mesmo com a proibição, alguns clientes têm parado na avenida. “Alguns ainda não sabem das mudanças, aí quando param aqui a gente avisa que não pode mais estacionar. Todos os lojistas têm reclamado dessa proibição”, falou.



O diretor de Trânsito da SMTT, o capitão J Luiz Ferreira, pontua que para se ter ideia de como as ações do órgão são planejadas, os aracajuanos precisam ter ideia do número de carros que circulam diariamente por Aracaju. Segundo ele, hoje, a capital sergipana tem pelo menos 280 mil veículos rodando, nos horários de pico, a frota passa para 450 mil; que são carros vindos de outros municípios seja para estudar, ir ao médico, realizar compras etc.



“A Avenida Augusto Franco (Rio de Janeiro) é um dos principais corredores da cidade que liga Norte-Sul, então, nos horários de pico a movimentação é muito grande. E a SMTT precisou fazer intervenções e melhorias para tentar diminuir os congestionamentos dessa via, e conseguimos isso, suprimindo os estacionamentos do local. Vale frisar que a SMTT trabalha sempre pensando na população, na maioria das pessoas”, destacou.



Como solução para a reclamação dos comerciantes, o capitão J Luiz sugere que os carros estacionem nas ruas perpendiculares e paralelas à Avenida Augusto Franco. “Entendemos a parte do comerciante, mas temos que analisar as benfeitorias que isso irá trazer para o local. Os consumidores não precisam deixar de ir às lojas, a avenida tem várias ruas paralelas onde o condutor pode estacionar e ir caminhando ao seu destino. As lojas que têm recuo para estacionamento fizeram bem, os comerciantes também precisam fazer sua parte”, frisou.

O diretor de Trânsito da SMTT frisa que foram realizadas ações em todo Bairro Siqueira Campos. A Rua Sergipe passou a ser mão única. O bairro recebeu ainda duas mil placas de sinalização. “Lembro aos condutores que já passamos do período de orientação e adaptação e já estamos atuando quem insistir em estacionar em local proibido. Peço que a população entenda e nos ajude a melhorar o trânsito, todos têm que fazer sua parte, os comerciantes, os motoristas e os pedestres”, concluiu J Luiz.