SMTT vai mudar trânsito de Aracaju no Carnaval de rua
De hoje até o dia 9 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) vai atender a 72 blocos carnavalescos que vão desfilar em dez bairros da capital. Nestes eventos estarão trabalhando 250 agentes de trânsito, uma média de 50 pessoas por dia, sendo que desse total 25 estarão no Bairro Cirurgia, de onde sai o Bloco Rasgadinho.
O diretor de Trânsito da SMTT, coronel José Carlos Tavares Cruz, lembrou que a missão da superintendência começou no dia 30 de janeiro, quando foram atendidos 38 blocos carnavalescos na capital. A partir de hoje, os agentes estarão nos bairros Siqueira Campos, Bugio, Soledade, Santos Dumont, Santa Maria, Mosqueiro, Areia Branca, Distrito Industrial de Aracaju (DIA), São Conrado e Cirurgia, justamente onde haverá os blocos.
O objetivo do trabalho, segundo coronel Cruz, é facilitar o deslocamento dos blocos e reduzir os transtornos da população, independe de serem pedestres ou condutores de veículos. Há também a preocupação de preservar a circulação dos veículos nas principais vias da capital onde passam os ônibus. O destaque da fiscalização é no Bairro Cirurgia, sede do Rasgadinho, onde o serviço já começa hoje a partir das 19 horas, com a montagem do palco na Avenida Pedro Calazans, entre as ruas Estância e Maruim. Haverá ainda outros palcos no Cirurgia, nas ruas Permínio de Souza e Dom Bosco.
Além dos agentes da SMTT, estará no local a equipe da Diretoria de Transporte Público, que vai intensificar as blitze para coibir o transporte clandestino. “Não vamos parar nesses dias”, avisou o coronel Cruz.
GMA
Assim como a SMTT, a GMA tem atuado na segurança de diversos eventos pré-carnavalescos em vários bairros da capital, entre eles os tradicionais blocos do Carro Quebrado e Galo do Augusto Franco. Cerca de cem guardiões, além de motocicletas, viaturas e ônibus de videomonitoramento, foram empregados na segurança.
Graças ao empenho dos envolvidos na operação não foi registrada nenhuma ocorrência grave, fato amplamente comemorado pelos organizadores e, principalmente, pelas famílias que puderam desfrutar das festas com total tranquilidade.
“Elaboramos um plano de emprego que reforçasse a revista pessoal nos pórticos de entrada, inibindo, dessa forma, a entrada de possíveis armas e de pessoas má intencionadas. Para tanto, foram utilizados detectores de metal. Além disso, distribuímos nossas patrulhas em todo o perímetro interno, além da equipe de moto patrulhamento nas áreas periféricas, garantindo uma chegada e uma dispersão tranquila às prévias momescas”, afirmou o comandante da GMA, coronel Enilson Aragão.
Os terminais de integração também têm recebido um reforço da segurança nos últimos dias através de rondas preventivas motorizadas e a pé, também orientadas diretamente pelo comandante da corporação. Esse reforço da segurança nas prévias carnavalescas e terminais de integração faz parte do pacote de ações da Prefeitura de Aracaju de incentivo a esses eventos tão tradicionais na cidade.











