Socoro realiza Dia D de combate à sífilis reúne gestantes para prevenir DSTs

15/06/2015 às

No embalo do momento de romantismo entre os casais, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro lançou, no Dia dos Namorados, 12 de junho, o Dia D de combate à sífilis congênita. O evento foi realizado pela Secretaria da Saúde, na Unidade de Saúde Otaviana Matos, no Conjunto Marcos Freire III.

 

Durante a manhã da última sexta-feira, 12, as gestantes do Loteamento Novo Horizonte, Taiçoca de Dentro e do próprio Marcos Freire III, assistiram à palestras sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, saúde da mulher, saúde bucal na gestação, participaram do sorteio de brindes e realizaram testes rápidos de HIV e Sífilis.

 

De acordo com a diretora de Saúde da SMS, Eliene Cristine Chaves Silva Lima, o início das atividades na Unidade Otaviana se deu em função dos altos índices de casos na região. “Como a sífilis congênita pode trazer sérios problemas para o bebê, inclusive a morte dele, a nossa ação tem a intenção de captar o maior número possível de gestantes para fazermos o tratamento o mais rápido possível, evitando que o bebê nasça com a doença.”

 

Eliene destacou também o engajamento da Prefetura de Socorro , por meio dos diversos setores da Secretaria da Saúde, para a realização das ações, entre eles, a Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Saúde Bucal e dos alunos de enfermagem da Faculdade Fase.

 

Já a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mayza Vieira, informou que o Dia D é mais uma das ações do Plano Municipal de Combate a Sífilis, que tem como objetivo transformar a realidade do número de casos em Socorro. “Já realizamos reunião com a gestão da Assistência Social, treinamos todos os colaboradores dos CRAS, CREAS, Bolsa Família e cadastro único. A mobilização iniciada hoje será realizada quinzenalmente em todas as UBS. A próxima será a do Fernando Collor, dia 19”.

 

Ainda dentro do plano de contingência da doença, Mayza salientou que a Saúde tem firmado outras parcerias: “com a Comunicação, a divulgação de nossas atividades em carros de som e veiculação nas emissoras de rádio. Na Educação agendamos treinamento com os diretores das escolas e os professores. Também concluímos as capacitações das 62 equipes de Saúde da Família e 54 de Saúde Bucal”, concluiu a coordenadora.

 

O casal, Rafael Menezes, 23, e Hellen Tavares, 17, atendeu a convocação e foi à unidade de saúde. “Essa iniciativa da Prefeitura de Socorro é muito importante, tanto para nós dois como para a saúde do nosso primeiro filho”, declarou Hellen.