Socorro: Auxiliares e técnicos de enfermagem iniciam segunda etapa de atualização profissional
A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro iniciou, esta semana, a segunda etapa do Ciclo de Atualização Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da sua rede de saúde. As capacitações estão acontecendo na Clínica de Saúde da Família Maria Helena Barbosa, no Conjunto Marcos freire I, e da Unidade de Saúde Walter José de Oliveira, na sede do Município.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Sheila Cristina de Souza Pinheiro, os profissionais estão divididos em quatro turmas. “Nesta segunda etapa, nossos técnicos e auxiliares atualizarão os conhecimentos deles em vacinação e triagem neonatal: teste do pezinho; atendimento inicial de urgência e emergência em unidade de saúde, finalizando com os aspectos ético-legais da prática da enfermagem”, informou.
A gerente de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), enfermeira Renata Souza Aguiar, é uma das facilitadoras. Ela abordou a rotina nas salas de vacina, o calendário vacinal da criança, do adolescente, do adulto e do idoso; as particularidades das vacinas e os cuidados que se deve ter com os imunobiológicos.
Já a enfermeira Tacia Priscila Coentro Cavalcante Pereira, também da SMS, destacou a triagem neonatal com ênfase no teste do pezinho, reforçando os cuidados que as auxiliares e técnicas de enfermagem devem ter com a mãe e o bebê na hora de coletar e encaminhar o material coletado a ser enviado para o laboratório.
Mesmo exercendo a atividade há 22 anos, Maria Márcia da Silva, que trabalha na Unidade de Saúde Heitor Dias, no Conjunto Albano Franco, aprovou a capacitação. “Foi ótimo porque tirou muitas dúvidas minhas, principalmente sobre os procedimentos do teste do pezinho”.
Para Marta Augusta, que trabalha no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de especialidades do Conjunto João Alves, ou seja, geralmente com pessoas adultas, adquirir conhecimentos é sempre proveitoso. “Embora eu não trabalhe diretamente com o Programa de Saúde da Família (PSF), a capacitação foi fundamental, pois aprendi muito sobre o teste do pezinho”.











