Socorro: Diretores de escolas municipais participam de seminário sobre qualidade nutricional

02/02/2015 às

A Secretaria de Educação de Nossa Senhora do Socorro promoveu na última quinta-feira, 29, uma capacitação sobre qualidade nutricional nas escolas. A ação visa ofertar para os estudantes da rede municipal uma merenda escolar de qualidade e obedecendo às modernas normas da Nutrição. Na capacitação, que ocorreu na Secretaria de Educação, localizada na sede do município, cerca de 30 gestores escolares receberam todas as noções de higiene na manipulação de alimentos e orientações nutricionais na infância.

 

De acordo com o secretário de Educação de Socorro, Carlos Cunha, a ação atende, também, a resolução 038 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O momento tem a intenção de proporcionar uma melhora no atendimento aos estudantes da rede pública de ensino, oferecendo uma alimentação mais adequada do ponto de vista higiênico-sanitário, e na qualidade nutricional das refeições oferecidas aos alunos”, ressaltou o Secretário.

 

Na primeira etapa da capacitação foram ensinadas aos diretores escolares todas as técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos. “Nesta capacitação os diretores estão tendo mais conhecimento sobre as boas práticas de alimentação para poder orientar, melhor, as merendeiras que preparam as alimentações das crianças. Por isso, estamos debatendo assuntos referentes à alimentação desde a compra dos alimentos, onde deve ser observado se o alimento está em bom estado para o consumo humano, até o processo de manipulação para que ele seja seguro para o aluno”, explicou a ministrante da capacitação e nutricionista, Stelli Mendonça.

 

“Já no segundo momento da capacitação lembramos que é preciso atender a demanda escolar, garantindo alimentação saudável cardápio rico em alimentos como: frutas, verduras, legumes e vitaminas. Tudo deve ser preparado a partir de produtos da própria região, valorizando assim os agricultores, incentivando a agricultura familiar e o desenvolvimento local. Vale lembrar que esses quesitos atendem também as normas estabelecidas pelo FNDE”, complementou a facilitadora da capacitação, a nutricionista Mariane Mendonça.

 

Para a diretora da Escola Municipal Professor Acrísio Cruz, Maria do Carmo, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas. “O momento é importante, pois vamos tratar de alimentação de crianças. Aproveitei a capacitação para tirar dúvidas sobre como devemos armazenar adequadamente os alimentos e quanto à preparação da alimentação”, contou.