Socorro: Praça da Cultura “Cantor Rogério” é inaugurada no Marcos Freire I

22/09/2014 às

A noite da última sexta-feira, 19, foi um misto de alegria e emoção para todos que estavam presente na inauguração da Praça da Cultura, localizada no Marcos Freire I, em Nossa Senhora do Socorro. A praça leva o nome do cantor sergipano Pedro Rogério Cardoso Barbosa, o cantor Rogério, que carregou o nome de Sergipe para todos os cantos do Brasil.

 

A inauguração foi repleta de homenagens e discursos emocionados ao cantor Rogério, que faleceu no mês passado, vítima de problemas no fígado. “O nome dessa praça confirma tudo que meu pai tanto sonhou e lutou, que foi fomentar a cultura. E eu vejo que a bandeira que meu pai carregou, vai ser lembrada para sempre. O desejo de meu pai era esse: que a gente pudesse entender a importância da cultura, pois ela abre muitas portas e muito espaço para o crescimento dos cidadãos”, lembrou emocionado Pedro Luan, filho do cantor Rogério.

 

Além de Pedro Luan, também estavam presentes na inauguração a mãe do cantor Rogério, Dona Auria Cardoso; a viúva, Elaine Barreto e também irmãos, sobrinhos e tios. Amiga de longa data, a cantora Amorosa também prestigiou a inauguração da Praça da Cultura e prestou uma bela e emocionante homenagem a Rogério.

 

“Agradeço muito ao prefeito Fábio Henrique por essa justa homenagem. Isso aqui se torna mais um espaço da cultura com a representatividade do nome do cantor Rogério que lutou tanto pela cultura sergipana e levou o nome de Sergipe ao reconhecimento nacional”, disse Amorosa que encerrou o discurso cantando a música que tornou Rogério conhecido nacionalmente, “Sergipe é o País do Forró”, e foi acompanhada pelo coro emocionado de todos que lotavam a praça.

 

“Socorro presta hoje uma homenagem muito justa a um homem que sempre lutou pela cultura sergipana. A este sergipano, de Estância, que carregou a bandeira da produção cultural em Sergipe, que é tão difícil. Com certeza, essa é só a primeira de muitas homenagens que Rogério merece receber”, ressaltou o prefeito Fábio Henrique.

 

A Praça

 

A Praça de Esporte e Cultura Pedro Rogério Cardoso Barbosa, também chamada de Centro de Artes e Esporte Unificados – CEUs – é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e o Governo Federal, por meio de um convênio com o Ministério da Cultura. A Praça, localizada no Marcos Freire I, é a 41ª praça no estilo CEUs construída no país, e a 4ª do Nordeste.

 

Com um investimento de quase R$ 2 milhões e uma área de quase 2 mil metros quadrados, a Praça da Cultura possui Quadra poliesportiva; Área de Convivência; Teatro; Telecentro; Biblioteca; Sala Multiuso, Playground, Pista de Skate; equipamentos de ginástica, além de abrigar o Centro de Referência Da Assistência Social (Cras) e uma sala para o Bolsa Família.

 

“Essa não é uma praça comum. É a 4ª Praça da Cultura do Nordeste e a 1ª de Sergipe. Nem Aracaju, que é capital tem uma praça como essa ainda. Por isso, a gente tem que sentir muito orgulho do nosso município. Temos aqui um equipamento diferenciado que vai contar com o apoio da Guarda Municipal 24 horas. Mas é imprescindível a participação da comunidade para cuidar e zelar pela praça, pois ela é de vocês. Hoje, nós estamos cumprindo uma dívida com o Marcos Freire I”, destacou o prefeito Fábio Henrique.

 

Representando a ministra da Cultura, Marta Suplicy, que não pode estar presente devido a outros compromissos, o diretor de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, Germano Andrade, agradeceu o trabalho da prefeitura e destacou que a praça é da população.

 

“É importante destacar o empenho das equipes da prefeitura para a conclusão dessa praça, pois a gente reconhece que não é fácil e que enfrentamos muita burocracia. É com muito orgulho que estamos aqui hoje representando a ministra Marta Suplicy e não podemos deixar de lembrar que essa praça não é da prefeitura e sim da população. Por isso, é tão importante  o papel do grupo gestor, que ficará responsável pela praça”, frisou Germano Andrade.  

 

Moradores satisfeitos 

A Praça da Cultura Cantor Rogério será uma opção de lazer recheada de atividades para os moradores do Marcos Freire I e circunvizinhos. No local, que antes era apenas um terreno baldio, hoje está a moderna praça que será a nova área de entretenimento e diversão da comunidade.

 

A agente de endemias do município de Aracaju e moradora do Marcos Freire I, Elaine Inojosa, lembrou como era o local antes da praça. “Aqui era apenas um terreno, onde as pessoas jogavam lixo e servia para vandalismo. Hoje, está esse espaço lindo e nós agradecemos muito ao prefeito Fábio Henrique. Para mim, é um incentivo muito grande na cultura, no esporte e no lazer dessa comunidade”, disse Elaine, enquanto aproveitava as áreas da praça ao lado do filho Adrian Lucas.

 

Para a cabeleireira Rozeane dos Santos Silva, moradora do Marcos Freire I, é importante que a comunidade ajude a cuidar da praça. “Está muito bonita e espero que continue assim. Nós, moradores, precisamos nos juntar e zelar por essa praça que é nossa. Esperamos também que a prefeitura nos ajude colocando guardas para manter a praça sempre assim”, completou.