Socorro: Prefeitura realiza mais um Mutirão de Detecção de Glaucoma
22/08/2014 às
Foto: ANS
Dando sequência ao Programa de Saúde Visual iniciado em fevereiro de 2010, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por intermédio da Secretaria de Saúde, está realizando nesta quinta-feira, 21, e sexta, 22, no Sesc do conjunto do Marcos Freire II, mais uma Semana de Detecção Precoce ao Glaucoma. Atualmente mais de 2.000 pacientes da Regional de Socorro que abrange 12 municípios são acompanhados pela Prefeitura.
O secretário de Saúde de Nossa Senhora do Socorro, Saulo Eloy Filho, destacou que o programa teve início na gestão de Fábio Henrique e vem contribuindo muito para a prevenção precoce de uma doença que se não tratada pode levar a cegueira.
Neste primeiro dia a população atendeu ao chamamento da Secretaria de Saúde e lotou a quadra esportiva do Sesc. No local o paciente é recepcionado pelas equipes do Instituto Oftalmológico de Sergipe (Iose) para os exames de detecção de Glaucoma. Inicialmente é verificada a pressão intraocular, uma das causas da doença.
Antes de ser atendido por um dos três oftalmologistas do mutirão, é testada a capacidade da visão do usuário. Caso o diagnóstico seja positivo para uma das duas doenças, é feito o exame de campo visual para testar a visão periférica do paciente.
Na última etapa do procedimento a pessoa recebe a medicação para ser usada por três meses. Ela também é orientada que após esse período deve retornar a unidade de saúde para revisão e receber novos remédios.
Marizete Ribeiro Santana, 64 anos, moradora do conjunto João Alves, é diabética e anualmente tem que realizar o exame. Em 2013 ela fez e deu negativo. Apesar do diagnóstico desta vez ser positivo, ela elogiou a iniciativa da Prefeitura de Socorro. “Esse programa é maravilhoso. O atendimento foi muito bom, as pessoas nos levam aos locais certos, cuidam direitinho da gente”.
Já Antônio Lopes de Souza, 66 anos, morador no conjunto João Alves, também não sabia que tinha Glaucoma. “Eu nunca tinha feito exame para saber se tinha ou não essa doença. Esse mutirão foi uma excelente oportunidade, pois infelizmente a gente relaxa um pouco da nossa saúde”.
Glaucoma
O Glaucoma é uma doença que se não tratada e diagnosticada a tempo, leva a pessoa a cegueira irreversível. Segundo dados estatísticos, 2% da população sofre deste mal.
