Socorro: Vigilância Sanitária monitora distribuição de água no Município

Desde o último domingo, 10, a Vigilância Sanitária de Nossa Senhora do Socorro, órgão ligado diretamente à Secretaria Municipal de Saúde, tem atuado efetivamente no monitoramento da distribuição de água realizado por carros-pipa em toda extensão do Município. A medida tem como objetivo estimular o consumo consciente da água e fiscalizar as ações realizadas pelas empresas particulares responsáveis pela distribuição d’água.
“Nesses quatro dias temos verificado a procedência e a potabilidade da água que está sendo comercializada no Município. Na ocasião, verificamos a regularidade do caminhão transportador (revestimento interno, adequação para o tipo transporte e autorização junto à Deso)”, ressaltou o Fiscal da Vigilância Sanitária de Socorro, Aparecido Vieira.
Parceria
Além de fiscalizar as empresas particulares que atuam na comercialização da água, a Vigilância Sanitária Municipal tem realizado parceria com as Defesas Civis Estadual e Municipal, além do Exército Brasileiro. “Os três órgãos estão trabalhando em conjunto para disponibilizar água para os conjuntos Piabeta e Parque dos Faróis, pois, segundo informações da Deso, essas são as localidades mais afetadas. Nossa ação tem a finalidade de orientar sobre como proceder durante a distribuição”, enfatizou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Claudéci Dantas.
Dicas
De modo constante, a Vigilância Sanitária de Socorro tem realizado ações de orientação para a população. “Durante as orientações explicamos a importância da visualização da água, atentando para critérios como cor e cheiro. Vale lembrar que a água potável não pode ter cheiro ou cor”, explicou o fiscal da Vigilância, Osvaldo Pereira.
Ele também chamou a atenção quanto ao tratamento que pode ser feito em casa, como fervura, filtração e o adicionamento de hipoclorito de sódio na água.











